SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

Após ato na Governadoria, trabalhadores são recebidos por secretário; Proposta dos servidores será avaliada

Foto: Caique Oliveira/Sintaj
Foto: Caique Oliveira/Sintaj

Nesta quinta-feira (6) servidores do Judiciário baiano, juntamente com trabalhadores do setor público de diversas áreas, realizaram uma manifestação em frente à Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O protesto, capitaneado pelo Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINTAJ), foi contra a negativa do governador Rui Costa em conceder a reposição inflacionária, a qual os trabalhadores têm direito e já está atrasada há 10 meses.

O ato também contou com a participação de representantes do Sindicato dos Servidores da Fazenda do Estado da Bahia ( Sindsefaz), da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab) e do Sindistecba.

Como resultado da manifestação, os trabalhadores foram recebidos pelo subsecretário do governo, Martiniano Costa. O gestor expôs a situação orçamentária do governo colocando, mais uma vez, a suposta falta de condições financeiras da administração estadual para pagar o reajuste.

Foto: Caique Oliveira/Sintaj
Foto: Caique Oliveira/Sintaj

No entanto, os presentes na reunião argumentaram contra a fala de Costa, alegando, inclusive a existência de um projeto encaminhado pelo Sindsefaz para aumentar a arrecadação fiscal do Executivo, que nem sequer foi apreciada pelo governador.

O coordenador geral do SINTAJ, Antonio Jair, ainda questionou o fato de o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Marcelo Nilo, ter afirmado que não aprovaria o projeto que equipara a remuneração dos magistrados a dos membros do Ministério Público – que gera uma enorme despesa para o estado – sem aprovar a regulamentação das férias dos servidores. A promessa foi descumprida pelo líder e a proposta dos magistrados foi sancionada pelo govrenador.

“Se o orçamento do estado está deficitário, então tem que estar deficitário para todo mundo”, decretou Jair.

Foto: Caique Oliveira/Sintaj
Foto: Caique Oliveira/Sintaj

Martiniano Costa propôs aos trabalhadores que as negociações começassem no final de outubro. Os presentes não aceitaram a proposição e propuseram que as tratativas se iniciem no dia 18 do mesmo mês, período em que o governo poderá avaliar o projeto proposto pelo Sindsefaz.

Além de Jair, também estiveram presentes no encontro representantes do Sindisefaz, da Associação dos Funcionários Públicos da Bahia (AFPEB) e do Sindistecba.

sindicato FORTE, servidor RESPEITADO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima