SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

Desembargadora Maria do Socorro toma posse como presidente do TJ-BA e promete dialogar com servidores

posse_presidente_maria_do_socorro_barreto_santiago_02022016_discursoEm seu discurso de posse, proferido na manhã desta segunda-feira (1°), no Fórum Ruy Barbosa, local onde ocupou oficialmente o cargo de presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, afirmou querer dialogar com os servidores do Judiciário baiano. “O servidor será convocado para participar devidamente da discussão dos problemas e da busca de solução. A começar pela questão vencimental, que retomarei na comissão de reforma”, prometeu a mais nova mandatária da Justiça baiana.

Em coletiva de imprensa, ainda no mesmo local, Maria do Socorro, voltou a reafirmar sua intenção de fazer uma administração de fato participativa. “Eu quero criar diálogo e entendimento com todos os segmentos. Executivo, Legislativo, OAB [Ordem dos Advogados do Brasil], Ministério Público e sindicatos. Quero uma gestão de conversa, pacífica, de união”, assegurou. A desembargadora comandará a Corte pelo biênio 2016/2018.

DSC_0368

O coordenador-geral do Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINTAJ), se diz confiante para o início da nova gestão no TJ-BA. A fala dela [a presidente do TJBA] deixou transparecer que ela não vai querer administrar a situação caótica em que se encontra o Tribunal de forma unilateral. Ela deixou claro que não só vai permitir, como vai exigir a participação dos sindicatos”, afirmou.

Discurso

A desembargadora recebeu o cargo do desembargador Eserval Rocha e fez um discurso de posse intimista e bem humorado, no qual agradeceu de forma emocionada aos seus pais e a todos os que, segundo a mesma, contribuíram para que ela atingisse esse ponto da carreira. Entretanto, a gestora não deixou de tocar em questões críticas do Judiciário baiano, como a carência de magistrados e servidores e o déficit de cerca de R$ 531 milhões com despesa de pessoal.

Homenagem

A mandatária recebeu ainda uma homenagem dos advogados de Coaraci, cidade natal da líder no leste da Bahia. O decano dos causídicos do município, José Carlos Santana Dias, levou ao Fórum um cartaz que continha uma foto da presidente juntamente com uma frase inspirada em uma fala constantemente repetida por Maria do Socorro: ‘Presidente não é dono do Tribunal’. “Nós estamos prestando essa homenagem por ela ser filha de Coaraci e é também um reconhecimento dos juízes que passaram por esta comarca”, disse Dias.

DSC_0251

Alegações e desmentidos

Antes de passar o cargo, o já ex-presidente do TJ-BA, desembargador Eserval Rocha, discursou. Durante a fala ele fez duras críticas ao que ele denominou como ‘relaxamento com a coisa pública’. “Durante esses dois anos e três meses pude verificar que o princípio da impessoalidade encontra-se apenas no Artigo 37 da Constituição Federal. Repito minha perplexidade ao constatar que a coisa pública é uma órfã abandonada e ainda se encontra para adoção”, falou em tom de reprovação.

O ex-líder ainda citou as iniciativas, que, segundo ele, foram promovidas por sua administração, como a instauração de uma gestão participativa, inauguração de fóruns, investimento na informatização de processos, entre outros. Contudo, Antônio Jair, contesta algumas das alegações de Rocha. “O desembargador enalteceu coisas que não são verdades, principalmente em relação às reformas que ele disse ter feito na estrutura física das unidades e dos fóruns e a participação dos servidores na gestão, que não houve em nenhum momento”, desmentiu Jair.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima