SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

Fenajud se une com centrais sindicais contra PLP 257 e PEC 241

Na tarde desta terça-feira (23) a Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados (Fenajud) esteve reunida com representantes de trabalhadores do serviço público, das três esferas de poder para discutir sobre o PLP 257/2016 e PEC 241 – os dois projetos penalizam e retiram direitos da categoria, e estão em pauta na Câmara dos Deputados.

O encontro aconteceu no auditório do Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal e teve como objetivo definir um calendário e estratégias de mobilização contra a aprovação desses projetos.

Nesta quarta (24), está previsto uma outra reunião das centrais para anunciar os encaminhamentos do encontro. A Fenajud estará presente.

Até o momento, o grupo se definiu pela construção da Jornada Nacional de Lutas em Defesa e Valorização do Serviço e Servidores Públicos, de 12 a 15 de setembro, na capital federal, com caravanas e acompanhamentos e atos nos estados.

Estiveram presentes nove Centrais Sindicais, duas Confederações e mais de vinte Federações ligadas ao setor. Entre elas, CSB, Pública, CUT, Nova Central, UGT, CGTB, CSP-Conlutas, DIEESE, ANFIP, Sindilegis e confederações, como a CSPB.

Votação destaques PLP 257

Na noite desta terça-feira, a Câmara deve votar os quatro destaques do PLP 257 – projeto apresentado pelo governo para renegociar a dívida dos estados –  entre eles, o que exclui do limite do IPCA as despesas com saúde, educação e justiça. O texto-base foi aprovado no último dia 10 pela Casa.

Mobilização na Câmara

Durante todo o dia, os dirigentes da Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados e sindicatos do judiciário filiados, entre eles a Bahia, Belo Horionte, Ceará, Paraná, Rio Grande do Norte, Amapá, Roraima, entre outros, permaneceram concentrados no Salão Verde, do Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara Federal.

Os sindicalistas deliberaram que vão pressionar ao máximo, para que este nocivo projeto seja barrado. A atenção especial é voltada para os destaques, que podem retornar com as medidas nefastas que foram retiradas, em parte, no dia 10 de agosto.

Imprensa/Fenajud

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima