SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

Funcionários do Poder Judiciário entram em greve por aumento

650x375_greve-funcionarios-do-poder-judiciario_1543520
Foto: A Tarde

por Biaggio Talento

Os funcionários judiciais ligados ao Sintaj (Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia) deflagraram greve, nesta sexta-feira, 24, por tempo indeterminado pelo atraso na concessão do aumento salarial linear de 2015 e outros itens da pauta de reivindicação da categoria.

A outra entidade representativa dos trabalhadores da área, o Sinpojud (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia), marcou a greve por tempo indeterminado para o dia 30 pelo mesmo motivo.

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) apresentou proposta de aumento parcelado do índice da inflação com a primeira parcela, de 3,5%, em setembro retroativa a março, e a segunda, de 2,81%, em novembro, o que foi rejeitado pelos sindicatos. Eles exigem que a primeira de 3,5% seja a janeiro, mês da data-base da categoria.

Centenas de servidores se concentraram nesta sexta no fórum do Imbuí, onde funciona os Juizados Especiais. Adriana Pondé, coordenadora de comunicação do Sintaj, disse que a entidade mantém um contingente de 30% trabalhando para atender aos pedidos de liminares de planos de saúde. O restante do serviço estaria parado.

Segundo Adriana, além do aumento linear, os servidores estão cobrando a implantação de uma última etapa do plano de cargos e salários da categoria prevista para julho e reajuste de outras gratificações.

A direção do TJ-BA alega que o Judiciário já atingiu 5,69% da receita corrente líquida com  despesa de pessoal e o limite prudencial é de 5,7%. Diz que faltam recursos para um aumento salarial maior e que os  servidores conhecem a situação financeira do Judiciário.

Imprensa/ A Tarde

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima