SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

Ocupa Brasília: SINTAJ se junta a milhares de brasileiros e toma as ruas da capital federal

Foto Caique Oliveira/Sintaj

Surpreendente é uma palavra que define em boa medida a imensa manifestação que tomou conta das ruas de Brasília, nesta quarta-feira (24). O Ocupa Brasília foi convocado por centrais sindicais e movimentos sociais e levou mais de 150 mil pessoas de todos os cantos do Brasil até a capital federal. Reivindicando o fim do governo Temer e das reformas trabalhista e previdenciária o movimento, de fato, tomou conta da cidade.

Membros da coordenação e da base do Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINTAJ) foram alguns desses milhares de brasileiros que se insurgiram contra o grande retrocesso social e as graves crises institucional, ética e política que o país tem vivido.

Foto Niassa Jamena/Sintaj

Juntamente com várias outras centrais sindicais, sindicatos, federações, grupos da sociedade civil e estudantes os representantes da entidade sindical caminharam do Estádio Mané Garrincha até a Esplanada dos Ministérios e os arredores do Congresso Nacional de forma pacífica, embora todos defendessem com firmeza a convicção em relação a ilegitimidade a insustentabilidade de Michel Temer no poder. A todo o momento eclodiam gritos de Fora Temer e falas contra as reformas.

Manifestantes foram atacados com gás lacrimogêneo e spray de pimenta Foto Caique Oliveira/Sintaj

Repressão Brutal

Ao chegar próximo ao Congresso Nacional, ainda na Esplanada dos Ministérios, a manifestação foi brutalmente reprimida pela Polícia Militar do Distrito Federal. Bombas de gás lacrimogêneo eram jogadas pelos policiais em terra e pelos helicópteros da polícia que sobrevoavam os manifestantes. Também foram utilizados spray de pimenta, balas de borracha e a cavalaria investiu contra aqueles que protestavam contra a retirada dos direitos. Houve muitos feridos e inúmeras pessoas passaram mal.

A manifestação durou cerca de 6 horas, sendo que os últimos momentos foram marcados pela extrema violência utilizada pela polícia.

PM reprime protestos do Ocupa Brasília Foto Caique Oliveira/Sintaj

Devido ao tamanho do protesto, Michel Temer autorizou a intervenção das Forças Armadas na contenção da manifestação popular, medida digna de um estado de exceção.

SINTAJ em protesto em Salvador Foto Sintaj

Salvador

O SINTAJ também esteve presente na manifestação que ocorreu nas ruas do centro de Salvador durante a tarde desta quarta. Assim como em Brasília, os soteropolitanos também reivindicavam a saída de Temer da presidência e o fim das reformas.

 

sindicato FORTE, servidor RESPEITADO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima