SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

Sindicatos de todo o Brasil realizam ações contra retiradas de direitos

nenhum-direito-a-menos

Os dias 22 e 29 de setembro foram estabelecidos, pelo Movimento Nacional Nenhum Direito a Menos, como datas de paralisação geral dos trabalhadores brasileiros, com o objetivo de construir uma greve em todo o país a partir do dia 17 de outubro. Com os atos e o movimento paredista os trabalhadores se insurgem contra o ataque aos direitos trabalhistas, os retrocessos sociais e o desmonte do serviço público do país, materializados na PEC 241 e no PLC 54 (antiga PLP 257), na flexibilização da CLT, na reforma da previdência e na terceirização irrestrita.

No dia 22 o Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINTAJ) realizou uma Assembleia Geral para discutir estratégias de luta para cobrar do governador Rui Costa a reposição inflacionária dos servidores, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) o atendimento aos itens da pauta de reivindicações e também para se engajar no combate nacional. Outra assembleia e uma carreata estão marcadas para o dia 29.

Nessas ações, que englobam tanto questões locais quanto as nacionais, o SINTAJ não está sozinho. Vários sindicatos representantes dos trabalhadores dos Judiciários dos estados também estão paralisando e realizando suas manifestações em prol das suas próprias pautas, mas também contra o fim dos direitos constitucionais garantidos a toda população

Serjusmig

No dia 22 o Sindicato dos Servidores da Justiça de Primeira Instância de Minas Gerais participou de uma passeata realizada durante a manhã, nas ruas de Belo Horizonte, e a tarde seus representantes acompanharam a audiência pública sobre a PEC 241, realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e considerada a maior audiência pública da história da Casa.

Sindjustiça-RN

Já a entidade representante dos trabalhadores da Justiça do Rio Grande do Norte, convoca toda a sua base a realizar uma assembleia geral unificada, no dia 29 de setembro, juntamente com todos os servidores públicos do estado, em que serão debatidos atrasos nos salários, anúncio de demissões, PLP 257, PEC 241, PL 4567 (pré-sal) e reformas da previdência e trabalhista.

Sindjustiça – GO

Os servidores de Goiás também paralisaram suas atividades por duas horas na manhã do dia 22 e na tarde do dia 23. Vestidos de preto os trabalhadores ficaram nas entradas das unidades esclarecendo os colegas e a população sobre os perigos do PLC 54 e da PEC 241.

Sindjustiça – CE

A diretoria do Sindjustiça do Ceará realizou um trabalho de conscientização com a base no dia 19. O sindicato visitou as unidades judiciárias do estado conscientizando a categoria sobre os perigos da PEC 241, do PLC 54 (antigo PLP 257) e do PL 4330, além da luta pelo reajuste linear anual.

Sinjap

O Sindicato dos Serventuários da Justiça do Estado do Amapá montou também uma paralisação em frente ao Fórum de Macapá, no último dia 23, cobrando o reajuste linear para os trabalhadores no valor de 9,39%. Os servidores do estado já tinham realizado um ato no dia 18 pelo mesmo motivo.

Sindijus – PR

A entidade sindical representante dos trabalhadores da Justiça paranaense vem convocando toda a sua base a participar das plenárias que o Fórum das Entidades Sindicais dos Servidores Públicos do Estado do Paraná (FES) está realizando por todo o estado do Paraná para definir diretrizes de luta contra a retirada de direitos dos trabalhadores. Já houve uma reunião no dia 21 em Maringá e mais outras estão marcadas para os dias 28 e 29 de setembro e 05 de outubro nas cidades de Cascavel, Ponta Grossa e Curitiba, respectivamente.

sindicato FORTE, servidor RESPEITADO!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima