SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

SINTAJ participa de manifestação contra retirada de direitos

Foto: Caique Oliveira/Sintaj
Foto: Caique Oliveira/Sintaj

Na manhã desta sexta-feira (25) o Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINTAJ) participou de mais uma manifestação contra a retirada de direitos promovida pelo governo federal e sua base aliada. O ato integrou o movimento nacional Nenhum Direito a Menos. Ações similares ocorrem em vários estados brasileiros.

O movimento teve como local de concentração a Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no bairro do Canela, em Salvador e consistiu em uma caminhada de protesto que foi até o Comércio, na Cidade Baixa.

Foto: Kylyana Queiroz/Sintaj
Foto: Kylyana Queiroz/Sintaj

O ato foi contra a PEC 55, que congela os gastos públicos por 20 anos; a terceirização irrestrita; a reforma do ensino médio e da previdência e contra o ataque aos direitos trabalhistas. O sindicato também levou para a rua as reivindicações específicas dos trabalhadores da sua base como a cobrança pelo reajuste linear, regulamentação das férias, pagamento dos passivos, isonomia remuneratória entre todos os servidores, dentre outras insatisfações direcionadas ao governador Rui Costa e ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Foto: Caique Oliveira/Sintaj
Foto: Caique Oliveira/Sintaj

“A participação do SINTAJ nesses movimentos é indispensável. Mas ela só será efetiva se nós acreditarmos nela e engrossarmos as fileiras. Precisamos reafirmar nossa postura para que eles não avancem sobre nós. Porque o poder não tem piedade de trabalhador”, afirmou Rudival Rodrigues, lotado no Fórum Regional do Imbuí, um dos presentes no protesto.

Daniele Simões, trabalhadora da comarca de Coaraci, também acredita que o engajamento do SINTAJ nas lutas seja necessário. “A participação do sindicato é crucial porque a gente não pode se abster. O Brasil passa por um momento que precisa da participação de todos os atores sociais e um sindicato é um ator muito importante, pois representa uma categoria que, de certa forma, representa a população”, refletiu.

Foto: Kylyana Queiroz/Sintaj
Foto: Kylyana Queiroz/Sintaj

Além dos membros da coordenadoria e da base do SINTAJ, também estiveram presentes no ato centrais sindicais, sindicatos e inúmeras entidades representativas como Assufba, Sindjufe, Sinsercon, APLB sindicato, sindicato dos bancários, CTB, CUT, FEEB, entre outros. Também participaram movimentos sociais, estudantil e trabalhadores independentes.

sindicato FORTE, servidor RESPEITADO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima