SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

SINTAJ participa de Workshop sobre segurança no Fórum do Imbuí

DSC_1051

Nesta quinta-feira (12) o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), juntamente com o 39ª Companhia da Polícia Militar realizou um Workshop sobre segurança no Fórum Regional do Imbuí. O intuito do encontro foi implementar ações e dar dicas preventivas para que os servidores e magistrados possam ter uma maior segurança no seu local de trabalho. O Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINTAJ), enquanto entidade representante dos trabalhadores dos Juizados Especiais – a maioria agora concentrada no Imbuí – enviou sua coordenadora de comunicação e imprensa, Adriana Pondé, para participar do evento.

A palestra foi ministrada pelo Tenente Dimitri, da 39ª Companhia.  O militar iniciou a explanação falando sobre os bairros adjacentes ao Fórum do Imbuí, bem como casos de crimes ocorridos nesses locais. Também foi discutido segurança pessoal e medidas que todos podem tomar para diminuir os riscos de serem vítimas de um assalto ou outro tipo de abordagem criminosa, como: sempre sair acompanhado, segurar bolsas e pertences a frente do corpo, não sair com objetos de valor na mão.

Tenente Dimitri em palestra no workshop Foto: Niassa Jamena/Sintaj
Tenente Dimitri em palestra no workshop Foto: Niassa Jamena/Sintaj

O tenente ainda orientou sobre como proceder durante um assalto. “O correto é não reagir, não tentar negociar pedindo para ficar com algum pertence e não olhar no olho do bandido para que ele não ache que você vá reconhecê-lo. Manter a calma e deixar o criminoso se sentir no controle da situação é o melhor a fazer”, disse o policial.

Durante o momento aberto para a comunidade tirar dúvidas, foi debatido entre os servidores, a juíza diretora do fórum, Maria Virginia de Freitas e os policiais presentes – além do tenente Dimitri também falaram o Major Gabriel Neto e o Capitão Orlando (lotado no TJ-BA) – medidas que ajudem a manter a segurança interna da unidade como instaurar a obrigatoriedade de os vigilantes pedirem identificação de todos os trabalhadores, de os servidores e magistrados portarem o adesivo do fórum no vidro do carro e baixar os vidros dos veículos ao entrarem no estacionamento.

Major Gabriel Neto também falou durante o workshop Foto: Niassa Jamena/Sintaj
Major Gabriel Neto também falou durante o workshop Foto: Niassa Jamena/Sintaj

A coordenadora de comunicação, Adriana Pondé, elogiou a ideia do workshop. “O sindicato vê com bons olhos a iniciativa de Drª virginia. Nós entraremos em contato com a administração do Fórum Regional do Imbuí para saber como podemos contribuir com a melhoria da segurança”, prometeu.

Também estiveram presentes no evento o comandante do Conselho Comunitário de Segurança do Imbuí, João Amaral, representantes da Associação de Moradores do bairro e advogados.

sindicato FORTE, servidor RESPEITADO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima