SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

SINTAJ realiza 1º Seminário de Aposentadas e Aposentados

Foto: Kylyana Queiroz/Sintaj
Foto: Kylyana Queiroz/Sintaj

Nesta quarta-feira (10) o Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINTAJ) realizou o 1º Seminário dos Aposentados. O tema do encontro foi “Aposentadoria rima com cidadania?” e teve como objetivo debater e estimular os aposentados e aposentadas filiados no exercício da sua autonomia e direitos e a utilizar o tempo de forma proveitosa. A atividade foi realizada na Quinta Portuguesa, localizada na estrada do CIA-Aeroporto, e durou das 8 às 17h.

Depois do café da manhã, o seminário foi aberto pela coordenadora dos aposentados, Celeste Oliveira. “Estou muito feliz que todos vocês estejam aqui. É uma honra muito grande para nós estarmos realizando o primeiro seminário dos aposentados. Espero que seja o primeiro de muitos”, disse a coordenadora.

Logo após a fala do coordenador geral, Antonio Jair, e dos esclarecimentos jurídicos dados pela coordenadora da pasta, Bete Rangel, os aposentados tiveram uma aula de pilates. Antes de dar início aos exercícios a fisioterapeuta Andréa Bahia explicou os benefícios dos exercícios físicos para as pessoas da terceira idade.

Fisioterapeuta Andréa Bahia realiza exercícios de fortalecimento muscular Foto: Kylyana Queiroz
Fisioterapeuta Andréa Bahia realiza exercícios de fortalecimento muscular Foto: Kylyana Queiroz

Logo após, os participantes fizeram alongamentos e depois um trabalho de fortalecimento muscular. “Não quero ninguém com preguiça, viu?”, disse a profissional, que recebeu como resposta os risos da plateia.

A segunda atividade do turno da manhã foi a palestra da professora de saúde da pessoa idosa, Adriana Freitas, que falou sobre “Viver mais com qualidade de vida”. Durante sua explanação, conversou com os aposentados sobre como vivenciar melhor a velhice dando dicas e ouvindo suas experiências pessoais. Ao falar sobre a diferença que muitas vezes há entre a idade real e com a qual as pessoas idosas se sentem ouviu de Nelzira Santana: “Eu tenho 76 anos, mas só sei por causa dos documentos”, disse de forma divertida arrancando gargalhadas de todos.

Professora Adriana Bahia fala sobre qualidade de vida Foto: Kylyana Queiroz/Sintaj
Professora Adriana Bahia fala sobre qualidade de vida Foto: Kylyana Queiroz/Sintaj

No turno da tarde a subchefe do Departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da UFBA, Salete Silva, ministrou uma palestra intitulada “Mulheres e homens aposentados: uso do tempo e pleno exercício da cidadania”. A professora falou sobre a diferença entre as jornadas de trabalho dos homens e mulheres e na consequente disparidade no uso do tempo entre os gêneros. “Existem sim diferença entre homens e mulheres, mas essas diferenças não podem ser usadas pra criar desigualdades”, ponderou a docente, que provocou grande identificação nas mulheres da plateia – maioria dos presentes no evento – ao falar do comportamento dos homens em relação às tarefas domésticas.

“O seminário está se revelando uma grande e magnífica surpresa. Eu encontrei muitos colegas e amigos, o lugar é muito aprazível e a organização é extraordinária. Nós só temos a agradecer”, disse Maria de Fátima Trinchão de 53 anos.

Professora Salete Silva fala sobre igualdade de gênero Foto: Kylyana Queiroz
Professora Salete Silva fala sobre igualdade de gênero Foto: Kylyana Queiroz

O evento ainda contou com almoço, sorteio de livros, um lanche no final da tarde e um aniversário surpresa. Nesta quarta Lourenço Fonseca completou 80 anos e apagou as velinhas junto com seus amigos e colegas. “Esse seminário foi muito importante. Muito bem organizado e teve alegria em todos os rostos. Louvado seja Deus por isso”, disse o aniversariante do dia.

Devido ao sucesso do evento, o coordenação do SINTAJ já avalia dar continuidade aos seminários voltados para os aposentados da categoria.

sindicato FORTE, servidor RESPEITADO!

 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima