SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

Polícia reprime brutalmente manifestação contra aprovação da PEC do Teto

Foto: Caique Oliveira/Sintaj

As polícias Legislativa e Militar do Distrito Federal reprimiram violentamente os protestos contra a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Teto dos gastos, realizados na Esplanada dos Ministérios, nesta terça-feira (13), por centrais sindicais, sindicatos, movimentos sociais, estudantes e representantes da sociedade civil. Muitos ficaram feridos e alguns manifestantes chegaram a ser presos. A polícia usou bombas de gás lacrimogênio e efeito moral e spray de pimenta.
A PEC do teto dos gastos, oficialmente PEC 55, foi aprovada em segundo turno no Senado por 53 votos a 16, no início da tarde desta sexta. A medida congela os gastos públicos por 20 anos, deixando estagnado o orçamento para áreas importantes como saúde e educação.
Já na rua da Esplanada, ponto de concentração escolhido pelo movimento, os policiais montaram duas barreiras, uma na frente e outra ao fundo, de forma a encurralar os manifestantes. Todos que quisessem ter acesso a área da via pública onde iria acontecer o protesto tiveram que se submeter à revista policial.
Foto: Caique Oliveira/Sintaj

No entanto, segundo presentes, o ato nem chegou a acontecer de fato, pois um pouco depois que os representantes do movimento chegaram a polícia atacou os mesmos sem motivo aparente. Houve pancadaria e empurra-empurra. Muitas pessoas passaram mal com o efeito das bombas de gás e houve feridos e pisoteados devido a correria que se sucedeu ao ataque. Para tentar conter a ofensiva da polícia os estudantes montaram barricadas.
Há relatos de abusos flagrantes da polícia como o uso de spray de pimenta diretamente no rosto de um dos manifestantes sem que ele houvesse tido uma atitude agressiva ou esboçado qualquer reação desmedida contra as forças policiais.
Quatro coordenadores e oito filiados do Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINTAJ) participaram do protesto lado a lado com trabalhadores de todo o Brasil. Devido a repressão brutal e desnecessária o movimento acabou se dispersando.
Veja abaixo vídeo da manifestação

 

sindicato FORTE, servidor RESPEITADO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima