SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

Abertura do Conselho debate conjuntura e necessidade de Democratização

 
 

Foto: Aline Braga/Fenajud
Foto: Aline Braga/Fenajud

Por Aline Braga
Na noite da quinta, 28, as falas de abertura do primeiro Encontro do Conselho de Representantes da Fenajud de 2016, que acontece em Foz do Iguaçu (PR), apontaram na direção do fortalecimento da luta pela democratização da estrutura do Poder Judiciário brasileiro.
Para o anfitrião, o representante dos trabalhadores judiciários em Foz do Iguaçu, Ézio Raech, o momento é importante para debater também as relações de trabalho internas. “Espero que a gente aproveite ao máximo para discutir”, disse.
Na opinião de José Pereira, coordenador do Sindijus do Paraná, sairão desse encontro muitas propostas. “O momento é de luta, é de urgência”.
Em seguida, Luiz Fernando Souza, presidente da Fenajud, fez um balanço das atividades da gestão em 2015. A partir da posse da nova Diretoria em fevereiro, a Fenajud pode ocupar espaços de fala em encontros nacionais e internacionais, reforçando a unidade com instituições que representam tanto trabalhadores públicos em geral como do Judiciário.
Luiz Fernando destacou também a campanha pela democratização feita na Câmara de Deputados em Brasília, por meio da PEC 526/10, do deputado federal Vicentinho. Houve também o trabalho pelo encaminhamento pela PEC 59/13, que pede o Estatuto Único. Por fim, a conquista da Carta Sindical, que era meta zero da gestão e considerada pela um divisor de águas.
Convidado à mesa, o advogado e representante da empresa Itaipu Binacional, Cezar Eduardo, defendeu “uma discussão profunda sobre a democratização e das questões que afligem os servidores” e a população em geral. Ele aproveitou também para relatar o orgulho de todos os trabalhados de Itaipu, sejam eles brasileiros ou paraguaios, sentem de fazer parte do projeto.
Estão presentes , além do sindicato anfitrião, o Sindijus/PR, os seguintes sindicatos: SinjuSC, Sinjur/RO, Sindijudiciario/ES, SintuRR, Sintaj/BA, Sintijam, Sinjusto, Sinjus/MG, Sinjep/PB, Sindjus/MA, Sindjud/PE, Sinjep/PA, Sindijustiça/CE, Sintijus, Serjusmig, Sinjur/RO e Sindijus/SE.
Também participam nesse encontro representantes dos sindicatos convidados do Amazonas e Pernambuco.
Parceria internacional
Além dos representantes dos sindicatos filiados, participam desse encontro servidores do Poder Judiciário do Paraguai. Também filiados a Internacional Serviços Públicos, da qual a Fenajud é membro, os companheiros do Sindicato dos Funcionários Judiciais do Paraguai (Sifjupar), foram convidados para ampliar o debate.
Ficou marcado na mesa de abertura que os problemas enfrentados pelas categorias são muito semelhantes e isso abre a possibilidade de discussão de estratégias também em comum. Participam Porfíria Melgarejo, Maria Benitez, Gustavo Britez e Heber Rojas. Programação da sexta Durante todo o dia 29, serão debatidos temas como Conjuntura, Condições de Trabalho e Novas Tecnologias eDemocratização do Judiciário. O evento acontece até o dia 30 de janeiro.
Imprensa/Fenajud

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima