SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

Fenajud e entidades sindicais deliberam calendário da Jornada Nacional de Lutas

Encontrou aconteceu nesta quarta-feira (24) na sede da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil- CPSB, em Brasília, e envolveu diversas centrais sindicais.
Entidades sindicais de representação dos trabalhadores reuniram-se, nesta quarta-feira (24) na sede da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB, em Brasília (DF). O encontro teve como objetivo definir calendário de ações para a Jornada Nacional de Lutas em Defesa do Serviço Público, rumo à greve geral, com objetivo de combater retrocessos a direitos trabalhistas e sociais consagrados no texto constitucional.
O presidente em exercício da Federação, Bernardino Fonseca, ressaltou a importância do encontro, “neste momento pudemos concretizar a união das centrais, nossa luta ganhou mais força. Agora, com as centrais e federações unificadas vamos avançar para medidas mais consistentes e impedir que os projetos atinjam os servidores públicos. A Fenajud estará presente nos debates e vai envolver todos os sindicatos”.
Além dele, participaram do debate a Secretária de Finanças: Maria José Santos da Silva (Sinpojud/BA); o Coordenador Regional Nordeste, Alexandre Santos (Sisjern), e a Coordenadora Regional Centro-oeste: Sali Inês Hildebrando (Sindjus/MS) estiveram presentes no debate.
Atividades
Entre as atividades firmadas, está o Dia Nacional de Conscientização em Defesa dos Serviços Públicos, a ser realizado no dia 06 de setembro de 2016. O objetivo é envolver todos trabalhadores públicos e privado do Brasil com o intuito de conscientizar e dialogar com a sociedade acerca dos projetos que atacam o serviço público em nosso pais.
Entre os dias 12 e 14 de setembro está programado uma caravana nacional com acampamento em Brasília. Sendo que, no dia 13 de setembro há proposta de um Ato unificado de todas as centrais, confederações, federações e movimentos sociais e estudantis.
Uma Plenária unificada com todos caravaneiros para avaliação do Indicativo de Greve Geral do Funcionalismo Público está prevista para acontecer no dia 14 de setembro. Na mesma data, será realizada uma reunião unificada nos estados para avaliação do indicativo de Greve Geral do Funcionalismo Público.
No dia 15 de setembro, haverá reunião com as lideranças das Centrais, confederação, federação – para um balanço das atividades.
As sugestões foram encaminhadas nesta terça (23) durante reunião com outras centrais, no Sindicato dos Policiais Federais no Distrito Federal – Sindipol/DF.
Participaram do encontro representantes centrais NCST; CTB; UGT; CUT; Força Sindical; CSB; CSP  Conlutas e Pública. As entidades sindicais CSPB; Fetasp/PB, Fesempre, Fenaspen, Sinasefe, Fenasemp, Andes, Fenafirc, Aner, Sindvet, Aduf , Proifes-Federação, Sindicop-SP, Fessp-Esp, FenaPRF, Fasubra, Fenajud; Fenasps; Adfoc-SN, Dieese, Fesmepar, Sindlegis, Febrasp, Sindfazenda, Sindpen-DF, Sindireta, Sint-ifesgo, Sinal e Cobrapol, também integram e se somam ao Movimento Unificado em Defesa do Serviço Público.
Unificação de Centrais e Federações
O convite será estendido aos Sindicatos e Federações de trabalhadores que estão em Campanha Salarial: Petroleiros, Correios, Bancários, Segurança Pública, Movimentos Sociais e Estudantil.
Serão convocadas reuniões estaduais do funcionalismo urgentemente para construir a os fóruns Estaduais de Servidores Público em Luta as caravanas.
O principal eixo da campanha, na capital federal e nos estados é em Defesa do Serviço Público e dos trabalhadores. Com foco para as os Projetos em tramitação na Câmara Federal: PEC 241 e PLP 257.
Com informações da Secom/CSPB
* serviço fotográfico de Júlio Fernandes

Imprensa/ Fenajud

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima