Os coordenadores Adelson Costa, Valéria Álvares e Fabio Caldeira estiveram no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) para realização de diligências em processos dos filiados e filiadas desta entidade.
Durante as atividades, foram recepcionados pelo novo Secretário Geral da Presidência Pedro Vieira da Silva Filho. A nomeação do mesmo foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico da última terça – feira (6). Pedro Vieira é Graduado em administração, pós-graduado em Direito Tributário e em Administração Judiciária com uma longa experiencia profissional, atuou no TRE e no TJ-RR. Foi Superintendente do IPRAJ e Diretor do Centro de Processamento de Dados do Grupo Pão de Açúcar. O novo Secretário Geral da Presidência já atuou na Diretoria de Modernização no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como responsável pela informatização de diversos Tribunais no Brasil.
Na oportunidade, a coordenadora Valéria mencionou as dificuldades por parte dos aposentados e aposentadas em recuperar o acesso do RHNET, já que os e-mails institucionais, após a aposentadoria, são cancelados. Diante desta realidade, a solicitação foi quanto a manter os e-mails institucionais de quem vier a se aposentar e recuperar os correios eletrônicos de quem já se encontra aposentado(a), a fim de, segundo Valéria, “simplificar a vida dos aposentados(as)”, principalmente, quanto ao acesso ao TJBA, através de um crachá específico, reconhecendo a importância da categoria aposentada, que mesmo recebendo o benefício da aposentadoria, devem ser considerados servidores(as) do Poder Judiciário baiano, merecem respeito e dignidade.
O secretário Pedro Vieira, informou que iria verificar essas possibilidades com a SEGESP, buscando melhor resolução para estas causas.
Para Valéria, é necessário valorizar a importância dos aposentados e aposentadas, inclusive para as atividades internas do TJ, pois, sendo conhecedores exímios da engrenagem do Tribunal, possuem capacidade de realizar ações educacionais e de orientação interna, podendo inclusive, serem consultado se possuem interesse em atuar com contrapartida remuneratória em saneamentos e serviços que demandem pessoas já treinadas e em condições de execução das atividades com eficácia. Pois vários órgãos públicos já adotaram essas medidas, que é interessante para o serviço público e para o servidor que assim o desejar.
O SINTAJ, oportunamente deu as boas-vindas ao novo Secretário Geral da Presidência Pedro Vieira, desejando-lhe sucesso e confiando no potencial de trabalho que ele sem dúvidas irá executar em prol de todos que fazem parte do TJBA e principalmente da população que precisa do Poder Judiciário.