Em 2023, de 20 de julho a 20 de agosto, será realizada a nona edição da Copa do Mundo FIFA de Futebol Feminino, e as competições acontecerão na Austrália e Nova Zelândia.
Começa hoje (20) a Copa do Mundo. Mas, dessa vez, quem vai entrar em campo é o futebol feminino que após quatro anos de expectativa vai mostrar que também saber fazer o futebol arte.
Comandadas pela treinadora Pia Sundhage, Marta, Bárbara, Nycole e mais 20 convocadas para compor a Seleção Brasileira de Futebol Feminino, as jogadoras entrarão em campo no dia 24 (segunda-feira) contra o Panamá, no Hindmarsh Stadium, em Adelaide às 8 horas. O Brasil faz parte do grupo F, com Jamaica e França.
PONTO FACULTATIVO
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, através do Governo federal, publicou a Portaria 3.814/2023, estabelecendo ponto facultativo para os servidores e servidoras públicas federais nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol Feminina na Copa do Mundo. Essa iniciativa é para além de torcer pela seleção, efetivar, incentivar e apoiar a promoção da igualdade de gênero no esporte de maneira a empoderar meninas e mulheres a partir de políticas de inclusão na comunidade esportiva em todos os níveis.
O SINTAJ, apoia esta ação do Governo Federal e nos dias de jogos iniciará o expediente ao final das partidas do Brasil. Sendo assim, em todos os dias de jogos o expediente terá início às 10 horas.
O Governo da Bahia não decretou ponto facultativo durante os jogos e mais uma vez mostra que não segue a política do Governo Federal, a qual prometeu acompanhar. Atitudes assim, destacam a naturalização do machismo, quando as vozes femininas notoriamente lutam pela igualdade de gênero que é um assunto recorrente na sociedade em que responsabilidades, direitos e oportunidades sejam os mesmos, estabelecendo estes pilares como direito humano básico.
A Seleção Brasileira de Futebol Feminino jogará na Copa do Mundo nos dias 24 contra o Panamá às 8 horas, 29 contra a França às 7 horas e 2 de agosto contra a Jamaica as 7 horas. Vamos Brasil, trazer essa primeira estrela!