SINTAJ

SAÚDE MENTAL FOI TEMA DE SEMINÁRIO DO SINTAJ

Além de debater sobre um tema primordial para a categoria, o Sindicato lançou ainda a sua nova identidade visual

No dia 22/08, sexta-feira, o SINTAJ realizou o seminário “O tempo que nos resta é suficiente para quê? Estratégias de resistência em meio ao imperativo das metas”. Este tema reforçou a discussão em torno da saúde mental, assunto que abrange a categoria. É urgente o reforço e continuidade de ações que acolham e ajudem seus servidores e servidoras.

Antes de começarem as discussões, a coordenação do SINTAJ apresentou à sua base a nova identidade visual do sindicato, que vem para ressignificar a história. A balança, que mais representava o patrão, dá espaço ao mapa da Bahia, unido às digitais de cada um e cada uma que adere, participa e defende as lutas do SINTAJ pela categoria.

A conferência debateu dois temas primordiais. Na primeira mesa, foram convidados para debater sobre “Mais trabalho, menos tempo, mesmo salário: o tempo que nos resta é suficiente para quê?”, Ana Georgina da Silva Dias, supervisora técnica do DIEESE e Jeferson Nicácio, psicanalista clínico.

Os argumentos foram em torno do lugar que o trabalho tem ocupado na vida das pessoas, como parte significativa do tempo. Reforçando reações como estresse, ansiedade, depressão, entre outros problemas que afetam o bem-estar. Exigindo atenção e a promoção de espaços de trabalho saudáveis, com condições produtivas, respeitosas e o estabelecimento de ambientes mais humanos.

Ao final da primeira mesa, houve a exibição de um documentário sobre saúde do trabalho e o poder da luta coletiva. Em seguida, foi iniciada a segunda e última mesa, que tratou do tema “Por um fio: o sindicalismo como ferramenta de resistência para o bem viver”. Neste momento, Caique Conceição, falou sobre vulnerabilidade do servidor(a) e a importância da atuação do sindicato para implementar medidas preventivas, além de mediar conflitos que afetam, ou afetem, a saúde mental da categoria.

Esse foi um momento muito importante para os SINTAJ que acredita ser de primordial importância atuar em defesa da saúde mental da categoria, além de reforçar sua atuação em toda a Bahia, agora materializada com a nova identidade visual.

SINTAJ, GRANDE COMO A BAHIA!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima