Pleito acontecerá no dia 19 de julho e seguirá regras do Regimento Interno do Conselho
O SINTAJ convoca os(as) delegados(as) sindicais eleitos(as) para o triênio 2025-2027 a participarem da eleição da Mesa Diretora do Conselho de Delegados(as), que ocorrerá no dia 19 de julho, às 09 horas, na modalidade híbrida – presencial, na sede do SINTAJ, e virtual, na plataforma ZOOM.
Delegados(as) lotados(as) no interior do estado que participarão presencialmente e necessitarem de hospedagem devem solicitar no e-mail atendimento@sintaj.org até o dia16/07, às 14 horas, informando nome, cadastro, data de chegada e retorno às comarcas.
A presença e participação dos(as) delegados(as) nesta eleição reforça o compromisso coletivo com a democracia sindical e a fiscalização ativa da gestão do SINTAJ.
COMO SERÁ FEITA A ELEIÇÃO
A formação da mesa seguirá o regimento interno do Conselho (leia abaixo o documento na íntegra), instituído no início da atual gestão da Coordenadoria Executiva, em janeiro deste ano. Serão definidos os nomes do(a) presidente(a), secretário(a) e dois suplentes do Conselho, escolhidos(as) entre os filiados e filiadas que atualmente exercem o mandato de delegado(a) sindical.
De acordo com o regimento, não podem se candidatar à mesa membros da Coordenadoria Executiva e do Conselho Fiscal, assim como seus egressos no triênio seguinte ao mandato, exceto suplentes que não tenham assumido os cargos.
O processo eleitoral será conduzido pelo Coordenador Intersindical ou seu substituto, que abrirá um tempo de até 10 minutos para debates entre as chapas.
A eleição será realizada por aclamação, vencendo a chapa que obtiver a maioria simples dos votos. A posse da nova mesa diretora acontecerá imediatamente, e a reunião seguirá sob sua condução.
COMPETÊNCIA DO CONSELHO DE DELEGADOS(AS)
O Conselho de Delegados(as) tem papel estratégico na estrutura do SINTAJ. Suas competências incluem o acompanhamento da atuação da Coordenadoria Executiva e do Conselho Fiscal, a fiscalização e divulgação das campanhas da categoria, além da possibilidade de propor alterações estatutárias e convocar assembleias gerais para questões estatutárias e eleitorais.
LEIA ABAIXO O REGIMENTO DO CONSELHO DE DELEGADOS(AS)