SINTAJ

SINTAJ INFORMA: TJBA PUBLICA INSTRUÇÃO NORMATIVA SOBRE COMPENSAÇÃO DOS DIAS DE GREVE

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) publicou, nesta segunda-feira (01/09), a Instrução Normativa nº 03/2025, que regulamenta a compensação dos dias de ausência decorrentes das greves dos servidores ocorridas nos anos de 2010 e 2025.

A medida foi editada pela Secretaria de Gestão de Pessoas do TJBA, com base no acordo firmado entre o Tribunal e as entidades representativas dos servidores(as).

Regras para compensação das greves de 2010 e 2025

Em relação à greve de 2010, os servidores deverão realizar a compensação dos dias de ausência. Para isso, a normativa prevê duas formas principais:

  • Dedução do saldo do Banco de Horas;
  • Trabalho adicional, de até 1h antes do início da jornada e até 3h após o término, respeitando o limite máximo de 10h diárias;
  • O acompanhamento será feito pelos gestores imediatos, que deverão supervisionar e validar a compensação no sistema de frequência (GEFRE).

Regras específicas para Oficiais de Justiça

Para os Oficiais de Justiça Avaliadores, a compensação se dará por meio de um plano de trabalho individualizado, com cumprimento de volume de mandados superior à meta regular de produtividade.
Após concluir a compensação, o servidor deverá instaurar processo individual, instruído com:

1 – Folha de ponto eletrônico;

2 – Relatório de produtividade diária;

3 – Declaração do gestor imediato e;

4 – Validação do magistrado responsável pela unidade.

Esses documentos servirão para exclusão das faltas nos assentamentos funcionais e restabelecimento de todos os direitos.

A normativa ainda prevê que os casos omissos, a exemplo das faltas dos servidores(as) que hoje estão aposentados e os servidores(as) que não registram ponto, serão analisados e decididos pela Diretoria de Recursos Humanos.

O SINTAJ destaca que a publicação da Instrução Normativa é fruto da luta sindical e da negociação coletiva. O sindicato continuará acompanhando de perto a aplicação da normativa para garantir que os direitos dos servidores sejam plenamente respeitados.

2 comentários em “SINTAJ INFORMA: TJBA PUBLICA INSTRUÇÃO NORMATIVA SOBRE COMPENSAÇÃO DOS DIAS DE GREVE”

  1. Manoelito Gonçalves Marcial

    Sindicato eu comparo com uma câmara de vereadores ..nunca tem um resultado favorável que satisfaça em sua totalidade a comunidade….com o tempo o salário dos servidores não vai conseguir comprar um k de carne .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima