SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

SINTAJ PARTICIPA DE DEBATE SOBRE ORÇAMENTO DOS TRIBUNAIS E FORTALECIMENTO DA LUTA REGIONAL NO ENCONTRO NORDESTE

Os coordenadores do SINTAJ Adelson Costa, Luiz Cláudio Oliveira e Edson Rocha participaram de atividades promovidas pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados – FENAJUD. No dia 07, aconteceu o XV Encontro Nordeste com a participação dos sindicatos filiados dos diferentes estados para debater sobre o orçamento dos tribunais e reforçar o fortalecimento das lutas regionais em defesa dos trabalhadores do judiciário nos estados.

A ação foi marcada por debate quanto as análises sobre os impactos das decisões financeiras no trabalho da categoria e nas condições de prestação dos serviços judiciais, com o economista e consultor financeiro Cid Cordeiro, seguida por uma segunda mesa que promoveu os debates entre o palestrante e os participantes do encontro e, para finalizar, houve uma terceira mesa que possibilitou que as entidades abordassem as realidades dos estados no campo orçamentário.

Direcionado para a conscientização sobre a política econômica atual, a disputa no orçamento dos TJ’s foi um tema amplamente discutido pelos participantes. Na oportunidade, o coordenador intersindical Edson Rocha apontou que o SINTAJ tem sido bem-sucedido nos pleitos junto ao TJBA por conta exatamente da maior compreensão do orçamento do tribunal, por parte da coordenação. Isso se dá devido a parceria com o DIEESE, que fornece todos os elementos necessários para as discussões com maior propriedade sobre os pedidos feitos pela categoria. Luiz Cláudio, coordenador parlamentar da FENAJUD e coordenador administrativo-financeiro do SINTAJ, complementou dizendo que houve muita discussão sobre o repasse do executivo para o TJBA durante a gestão e que o PCCS logrou êxito porque foi fundamentado por estudos do DIEESE.

Já no dia 08, aconteceu o Conselho de Representantes, que avaliou de forma geral as questões orçamentárias enfrentadas pelo judiciário estadual e as disputas políticas que envolvem os recursos públicos, explorando estratégias de luta e resistência da categoria da justiça. O coordenador geral do SINTAJ, Adelson Costa, passou os informes da campanha salarial 2024 enfatizando os principais pontos do novo PCCV, a exemplo da recomposição das perdas da inflação e progressão por escolaridade, além das importantes conquistas dos servidores e servidoras do TJBA no último triênio. Ao final, despediu-se dos coordenadores da FENAJUD e demais dirigentes sindicais, agradecendo a todos pelo acolhimento e carinho de sempre, deixando registrado que a atual coordenação do SINTAJ conseguiu junto, com a categoria, grandes conquistas em prol de todos os servidores e servidoras, de forma que encerrará o mandato de cabeça erguida e com a sensação de dever cumprido, independentemente dos erros e acertos na eleição sindical. Reitera o agradecimento e apoio de todos, destacando que a luta continua.

Sindicato FORTE, Servidor RESPEITADO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima