No mês de prevenção contra o suicídio, que também pode ser provocado a partir de atos como o assédio que degradam psicologicamente as pessoas nos ambientes de trabalho, foi realizado o encontro “Por um sistema de justiça mais saudável”, e na oportunidade, lançada a Campanha contra todo tipo de Assédio e Discriminação nos Sistemas de Justiça da Bahia. O evento aconteceu hoje (14), no Auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 5a Região, no prédio das Varas, localizado no Comércio.
O propósito desta campanha é conscientizar sobre a existência do assédio e seus diferentes tipos nos ambientes de trabalho do sistema de justiça baiano. Conscientizando quanto aos impactos negativos que esse comportamento perturbador causa e assim, combatê-lo, alcançando a finalidade de estabelecer segurança, espaços laborais saudáveis e produtivos, onde o respeito é o elemento primordial.
O encontro foi marcado pela presença de diversas entidades que trouxeram grande preocupação com relação as formas de perseguição e impertinência que são relatadas constantemente e vem adoecendo servidoras e servidores. E pela necessidade de cessar toda e qualquer espécie de assédio que causam desgastes e prejuízos a integridade psicológica e até física pelas suas práticas abusivas e que ferem o princípio fundamental de garantia da dignidade humana.
Dentre os presentes, foi convidado a participar da mesa o coordenador geral do SINTAJ Adelson Oliveira que parabenizou a iniciativa e enfatizou que a campanha não se limita apenas ao assédio moral, mas a todos os tipos e condutas que atingem servidoras e servidores do Poder Judiciário baiano. E ressaltou que esse momento é importante porque a empreitada se tornou ampla e fez nascer um movimento que envolve diferentes entidades que unem forças para tratar e combater essa questão.
Adelson, na condição de coordenador do SINTAJ colocou o sindicato a disposição contra ações de assédio e finalizou sua fala reforçando que “essa luta é de todos e seguiremos firmes e juntos nessa caminhada”.
Em continuidade, acontecerá no dia 28 de setembro de forma remota, a Roda de Conversa, como primeira atividade da Campanha, de 14 às 15 horas, com a Professora Doutora Petilda Vasquez que tratará sobre o tema “Expectativas e experiencias sobre ambiente de trabalho saudável, estimulante e respeitoso”.
Sindicato FORTE, Servidor RESPEITADO!