O coordenador intersindical Edson Rocha e o delegado sindical Bruno Calheira representaram o SINTAJ no 16º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT) que este ano trouxe o tema “Luta, direitos e democracia que transformam vidas”. A atividade aconteceu no período de 14 a 16 de agosto, no Real Classic Bahia Hotel, na Pituba.
O Congresso reuniu sindicalistas de diferentes categorias de todo o estado baiano, vinculados a CUT, que participaram de debates com análise da atual conjuntura, cujos temas englobavam questões sociais, econômicas, democráticas e de direito a partir do fortalecimento sindical, protagonismo e intervenção da Central Sindical.
A programação do encontro também contou com um espaço de construções de estratégias de luta com temas específicos que se destacaram a partir de experiências, desafios e visões compartilhadas pelos participantes quanto a assuntos no contexto do cenário nacional. E outro ponto de realce foi a elaboração de propostas que serão apresentadas no 14º Congresso Nacional da entidade.
Para o delegado sindical Bruno Calheira, o 16º Congresso Estadual da CUT mostrou o tamanho da força política desta Central, impulsionada pela solidariedade entre os trabalhadores e trabalhadoras. Os participantes saíram do evento com a convicção renovada de que unidos podem enfrentar os desafios que se apresentam e construir um Brasil melhor e mais justo para todos.
Ao longo dos três dias de congresso a pluralidade de ideias e perspectivas dos convidados foi evidenciada pela defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras como objetivo unânime e final de todos os participantes. E um evento na Bahia não poderia faltar destaque para a riqueza cultural do povo baiano, evidenciada nas falas, nos cânticos e nas poesias.