Nesta sexta-feira (7) coordenadores e filiados ao SINTAJ participaram da manifestação organizada pelos trabalhadores do setor público do estado contra a aprovação da Reforma da Previdência estadual proposta pelo governador Rui Costa. A reforma foi aprovada na última sexta-feira (31), na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia), com 44 votos.
O protesto aconteceu em frente à SSP (Secretaria de Segurança Pública) do estado, na Piedade, e contou com a participação de várias entidades representativas dos servidores baianos. Durante o ato os trabalhadores ocuparam a rua em frente ao órgão com faixas, cartazes e bandeiras. Líderes sindicais fizeram discursos de repúdio à reforma e falaram sobre os prejuízos que o projeto traz aos trabalhadores.
Dentre as principais mudanças nocivas previstas pela agora emenda constitucional estão a diminuição do valor dos benefícios e das pensões e o aumento do tempo de contribuição necessário para o servidor receber o benefício integral.
Apesar de o projeto já ter sido aprovado, os trabalhadores do serviço público baiano consideraram importante deixar claro para o governador o descontentamento da categoria com a medida e mostram estar mobilizados para travar as lutas que ainda estão por vir.
Veja abaixo reportagem em vídeo sobre a manifestação: