Na noite desta terça-feira (27) foi aprovado na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia) o projeto de lei que institui a VPI (Vantagem Pessoal de Incentivo) para os trabalhadores do Judiciário baiano que tinham direito a receber a antiga VPE, mas não recebiam.
A aprovação do texto foi uma grande conquista do SINTAJ que tomou a frente nessa luta. A coordenação executiva da entidade vinha em intensa negociação com o TJ-BA e conseguiu fazer com que o presidente da Corte, desembargador Gesivaldo Britto, aprovasse o projeto no Tribunal Pleno e o enviasse para a Alba, processo que culminou com a aprovação realizada nesta terça. A extensão do benefício é válida para todos os servidores que entraram no Tribunal a partir de junho de 2010.
A luta para o recebimento da atual VPI já durava sete anos. O benefício foi criado para substituir a antiga VPE. Todas as iniciativas efetivas em relação a questão foram do SINTAJ, que chegou a a elaborar um projeto de lei por conta própria para tentar atender ao pleito dos trabalhadores.
A coordenação do SINTAJ – como vem fazendo desde que o projeto começou a tramitar na Assembleia – acompanhou, juntamente com um grupo de trabalhadores, a votação no plenário da Alba. Assim que a aprovação foi confirmada o clima entre os servidores foi de comemoração e de união. O valor do benefício foi definido em R$ 1.117.
A coordenação do SINTAJ agradece a todos os trabalhadores que integraram a comissão dos sem VPE, que sempre lutaram e acreditaram nessa vitória.
sindicato FORTE, servidor RESPEITADO!