SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

Conselho de Representante da Fenajud formaliza atos em favor dos direitos dos trabalhadores

Ações foram formalizadas com entidades filiadas à Federação Nacional dos Servidores do Judiciário nos Estados. Encontro aconteceu entre os dias 1 e 4 em Porto Seguro (BA)

Porto Seguro, no estado da Bahia foi palco de mais um encontro entre os sindicatos filiados e a diretoria da Fenajud (Federação Nacional dos Servidores do Judiciario nos Estados). Entre os dias 1 e 3 os participantes puderam expor fatos e sanar dúvidas que dizem respeito aos direitos dos trabalhadores. No sábado (3), aconteceu a 3ª edição do Conselho de Representantes da Fenajud. Na reunião diversas ações tiveram encaminhamento.

O Presidente em exercício, Bernardino Fonseca, agradeceu a presença dos participantes, onde também  solicitou a presença dos sindicatos nas mobilizações a serem realizadas a partir do dia 06 de setembro deste ano. “Eu gostaria de pedir empenho de todos os sindicatos e suas bases para que possamos unificar a luta a partir do dia  de setembro. Os atos também vão ocorrer nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2016. Vocês estão liberados para participar ativamente, criando núcleos nacionais e estaduais, apoiando também os locais”.

“As mobilizações tem como foco o MOVIMENTO UNIFICADO EM DEFESA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS nos dias: 06 (Dia Nacional de Conscientização em Defesa dos Serviços Públicos e dos Trabalhadores), dias 12, 13 e 14 de setembro de 2016 (Caravana Nacional com Acampamento em Brasília), sendo a Plenária no dia 15. Vamos lutar por nossos direitos em todo o país”, disse.

O encontro contou com a participação de membros da Diretoria Executiva da FENAJUD: Presidente em exercício: Bernardino de Sena Fonseca,  Secretário Geral: Marcos Antônio Lemos Fabre, Secretário de Finanças: Maria José Santos da Silva, 2º Secretário de Finanças: Ednaldo Martins Silva Oliveira,  Secretário de Imprensa e Divulgação: Marcelo Ferreira, Secretário de Formação Sindical: Job Miranda, Secretário de Política Sindical: Roberto Eudes Fontenele Magalhães, Coordenador Regional Sul:  Clodoir Fernandes Vargas, Coordenador Regional Sudeste: Antônio Costa dos Santos Junior, Coordenadora regional Centro-oeste – Sali Inês Hildebrando e o Coordenador Regional Nordeste – Alexandre Lima Santos.

Além da direção, estiveram no local representantes dos Sindicatos filiados;  SINTAJ/BA: Coordenador Geral Antonio Jair Batista Santos Filho, SINPOJUD/BA: Presidente Zenildo Garcia de Castro; SINJUSC/SC: Diretor Tesoureiro Marcos Borba; SERJAL/AL Diretora Administrativa Sandra Mara Costa de Oliveira; SINDIJUS/PR Secretária Geral Daineffer Cherin; SINDIJUS/MS Presidente Fabiano Reis; SINDJUSTIÇA/RN Diretor Coordenador Gersonilson Martins Pereira; SINJEP/PA Presidente Pepe Hubert Prikhen Larrat; SINSJUSTO/TO Presidente do Conselho Fiscal Renival Silva; SINDIJUDICIÁRIO Presidente Adda Maria Monteiro Lobato Machado; SEJUSMIG Presidente Sandra Silvestrini de Souza; SINJAP/AP: Job Miranda; SINDJUS/SE Coordenador Ednaldo Martins Silva Oliveira, SINDJUSTIÇA/CE  Diretor Jairo Rodrigues.

Assessoria Jurídica

Ainda no último dia de reuniões, o advogado da Federação, Dr. Ralph Campos Siqueira, fez um resumo das atividades da pasta jurídica. O debate foi aberto para os participantes, que puderam esclarecer dúvidas.

Encaminhamentos

Entre os encaminhamentos aprovados no encontro estão: o incentivo a Formação sindical; a paridade de gênero na direção da Fenajud; audiência com o Procurador Geral da República para cobrar atuação do MP no combate à sonegação; proposta de Greve Geral; Consulta na base sobre a Greve Geral; discutir juntos as bases as eleições municipais e recomendar o não voto aos candidatos que votarem contra ou se omitirem na defesa dos trabalhadores; discutir efeito  cascata sobre remuneração dos juízes; incentivar participação da Auditoria da Dívida nos estados; reforçar os plantões em Brasília, inclusive acompanhando as atividade no CNJ e outros tribunais superiores; produzir campanhas para mobilizar a base; reforçar a necessidade de mobilizar as bases pois as demandas são cada vez mais nefastas para os servidores, e cada um tem de fazer a sua parte.

Também estão entre as ações a serem realizadas pela Fenajud, em parceria com os sindicatos: denunciar aos Organismos Internacionais os ataques aos direitos dos trabalhadores; Congresso de Reforma Estatutária será realizado nos dias 18 e 19 de Novembro em Brasília conforme Edital e terá o valor de inscrição R$650,00, incluídos diárias, 1 jantar ou coquetel de abertura, 2 almoços e todo material.

Imprensa/Fenajud

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima