SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

CARTA ABERTA AO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA E AO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA

O Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia – SINTAJ vem a público neste 1º de maio de 2024, em nome de seus filiados e filiadas, demonstrar sua indignação e destacar que não há nada para comemorar, diante do cenário em que o funcionalismo público do Estado se encontra, em posição de vulnerabilidade financeira, afetados pela inflação e pela defasagem salarial.

Nesta data, em que é comemorado o Dia do Trabalhador, dirigimo-nos ao TJBA e ao Senhor Governador do Estado, já que existem causas em comum.

Apesar de ser exposto todos os dias, e cientes da situação, lembramos que a categoria do funcionalismo público do Estado da Bahia, aqui representados pelos servidores e servidoras do TJBA, apresenta atualmente uma defasagem salarial de 54,25%, causado vulnerabilidade financeira e comprometimento da estabilidade econômica, diante da incredulidade em corrigir as perdas salariais.

Essa realidade tem afetado a qualidade de vida da categoria que intensifica diariamente seus esforços, para manter minimamente o padrão essencial para a sobrevivência. Inclusive, as obrigações financeiras e pessoais estão afetadas, refletindo sobre nossas famílias que acompanham todo esse processo de desvalorização do serviço público, diante da reação financeira negativa que impacta nossa qualidade de vida.

O servidor e a servidora estão perdendo o seu poder aquisitivo e este fato está provocando uma cadeia de recessão, cuja realidade é lutar para sobreviver.

O SINTAJ aproveita para externar sua solidariedade aos professores contra uma fala do Governador do Estado da Bahia, que diz não ter fábrica de dinheiro nem vara de condão para concessão de reajuste salarial solicitado pela categoria docente. Enfatizando que o funcionalismo público baiano está insatisfeito com a proposta de concessão de 4% de reajuste salarial e não aceita tal proposta. Será que esse desdém se estende a toda a categoria?

Denunciamos aqui o descaso aos nossos pleitos, já que resistimos diante de uma realidade insustentável, onde o tempo tem se tornado inimigo diante de posicionamentos equivocados quanto ao grau de importância designados a nós, categoria do serviço público baiano.

Importante destacar que é um preceito da Constituição que o salário atenda indiscutivelmente as necessidades básicas do servidor e da servidora, a fim de que venha a suprir o sustento de sua família.

O 1º de maio é uma data símbolo de vitórias para a categoria trabalhadora que lutou por melhores condições. Porém, lutas que tivemos no passado, infelizmente ainda são atuais, já que é necessário suplicar para que os nossos direitos sejam aplicados e que nossos pleitos sejam respeitados.

O silencio não será nossa voz, faremos barulhos para que nossa pauta seja reverberada com mais intensidade, já que os ruídos não foram suficientes.

Sindicato FORTE, Servidor RESPEITADO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima