SINTAJ

Sororidade, do que trata este conceito?

A palavra sororidade tem sido cada vez mais utilizada em diversos lugares e por pessoas dos mais variados espectros sociais, não se restringindo aos espaços e discursos exclusivamente feministas, como outrora. Seu uso tem se espraiado e sua apropriação tem gerado discursos diversos, que vão desde reivindicações legítimas pela união das mulheres em torno de …

Sororidade, do que trata este conceito? Leia mais »

PEC 6/2019: a redação aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados

Em 13 de julho de 2019, foi aprovada na Câmara dos Deputados, em primeiro turno de votação, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 06/2019, que trata de mudanças na Previdência. O texto substitutivo aprovado na Comissão Especial que analisou a PEC 06/2019 foi aprovado com algumas modificações. Durante o processo de análise e aprovação …

PEC 6/2019: a redação aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados Leia mais »

Basta de uso retórico e instrumental do gênero no âmbito jurídico

O termo “gênero” está na moda, inclusive no âmbito jurídico. E em que pese tratar-se de um dos conceitos mais caros às teorias feministas contemporâneas, nem sempre é tomado como tal, isto é, como uma categoria de análise da realidade social. Mas ao revés, tem sido utilizado de modo bastante equívoco, quando não ambíguo. Há …

Basta de uso retórico e instrumental do gênero no âmbito jurídico Leia mais »

Mais do mesmo em termos de gênero

Uma lista tríplice contendo nomes de advogados baianos foi divulgada pelo TJ-BA no dia dez de abril do fluente ano. Este documento será enviado ao governador da Bahia para que proceda à nomeação daquele que ocupará o cargo de desembargador pelo quinto constitucional. Na referida relação não consta o nome de nenhuma advogada, não obstante …

Mais do mesmo em termos de gênero Leia mais »

O que fazer agora?

O pensamento conservador brasileiro, que não é liberal, mas neo (pós) colonial, produziu em 1989 Collor para opor-se ao governo progressista de Lula. Em 2018, 29 anos depois, produz Bolsonaro com o mesmo propósito. O curioso, é que nesse momento vejo o movimento progressista menos articulado e sem uma bandeira para galvanizar a população. Em …

O que fazer agora? Leia mais »

40 anos da CEDAW: A convenção que busca o fim da discriminação das mulheres

  Por Salete Maria da Silva[1] Neste ano de 2019 a “Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher”, conhecida como CEDAW[2], completa 40 anos. Isto mesmo! Quatro décadas de existência daquela que entrou para a história mundial como a “Carta Magna de todas as mulheres[3]”, aprovada pela Assembleia Geral …

40 anos da CEDAW: A convenção que busca o fim da discriminação das mulheres Leia mais »

O legado constitucional em matéria de direitos humanos das mulheres

Neste ano em que a Constituição Federal completa três décadas de existência, diversos eventos, com as mais distintas abordagens, foram realizados em várias instituições sediados pelo Brasil afora. O mote, obviamente, era a comemoração dos 30 anos desta que se convencionou chamar de “Constituição Cidadã”, conforme dicção do próprio Ulisses Guimarães. Não resta dúvida de …

O legado constitucional em matéria de direitos humanos das mulheres Leia mais »

Menina preta é menina?

Bem, o texto de hoje iniciará com uma narrativa verídica vivenciada por mim. Era o ano de 1999, e eu estava morando na cidade de Retirolândia (interior da Bahia) com a minha avó paterna (que Deus a tenha). Como toda criança criada no interior, o comum é passar o dia todo na rua brincando. Naquele …

Menina preta é menina? Leia mais »

Rolar para cima