Salvador representou a região do Brasil com maior inflação em dezembro de 2024
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou em dezembro de 2024, os índices inflacionários que calculam o custo de vida dos brasileiros para a data-base de janeiro de 2025, cujos acumulados ficaram em 4,77% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que variou 0,48% e 4,83% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com variação de 0,52%.
O INPC mensura a variação de preços da cesta de consumo com referência na população que apresenta baixo rendimento, ou seja, de 1 a 5 salários-mínimos, sendo também utilizado para as negociações e reajustes salariais. Já o IPCA, determina a inflação e avalia a situação econômica do país, estimado pelas famílias com renda entre 1 e 40 salários-mínimos.
Em Salvador, o INPC variou em 0,84% em dezembro de 2024, destacando o aumento das carnes e gasolina, sendo considerado o maior do país, segundo o IBGE, seguido por Goiânia 0,69% e Rio de Janeiro 0,60% (Fonte: IBGE).

Fonte: IBGE
Diante da avaliação dos índices, o Governo Federal realizou a correção anual do salário-mínimo em R$ 1.518,00 para 2025, representando 7,5% de reajuste. Para os aposentados e aposentadas, o teto da Previdência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passará a ser de R$ 8.157,41.
Bom dia. E quanto a nos servidores aposentados/as e ativos/as. Qual é o percentual de reposição a ser reivindicado. Espero que acompanhe pelo menos o reajuste do mínimo.