SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

SINTAJ entra com mandado de segurança no STF para acabar com desvio de função

Após tomar conhecimento dos casos de desvio de função que vem ocorrendo nos Juizados Especiais de diversas comarcas da Bahia, nesta terça-feira (28), o Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINTAJ) entrou com um mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo o fim dessa arbitrariedade.

De acordo com as informações obtidas pelo sindicato, muitos trabalhadores veem sendo obrigados a exercer funções que estão em desacordo com seus cargos, através da Ordem de Serviço baixada pela ex-coordenadora da Coordenação de Juizados Especiais (COJE), Luciana Carinhanha, e também pelas expedidas pelos juízes responsáveis pelas respectivas comarcas onde acontecem os casos. A primeira medida tomada pela entidade sindical foi ingressar com um Procedimento de Controle Administrativo (PCA) no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Entretanto, o colegiado afirmou não ter competência para interferir na questão, alegando que a decisão sobre colocar servidores para realizar trabalhos que não competem a seus cargos é particular de cada Tribunal.

Diante disso, o SINTAJ recorreu ao STF com um requerimento urgente de liminar pedindo a cassação das ordens de serviço. Na peça a instituição expõe o absurdo citando todos os dispositivos constitucionais que rechaçam o desvio de função.

“Tais desmandos não se justificam pela necessidade do Serviço, menos ainda pela justificativa de que no edital é determinado o exercício de outras atribuições que se façam necessárias não descritas, mas que por óbvio, só poderiam ser no mesmo parâmetro das atribuições do cargo e não as que estejam previstas para outros cargos […]”, diz o documento.

A Coordenadoria Executiva do SINTAJ aguardará o parecer do STF e continuará a luta em todas as instâncias para acabar com essa arbitrariedade que é o desvio de função.

sindicato FORTE, servidor RESPEITADO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima