SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

TJ-BA tem aumento de 13,59% na produtividade de março em 2020; Empenho dos trabalhadores tem sido essencial

Durante o mês de março de 2020 o TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia) teve um aumento de 13,59% na produtividade geral de atos processuais em relação ao mesmo mês do ano de 2019. Os dados são do levantamento comparativo elaborado pelo Tribunal.

O aumento ocorre em um momento em que os trabalhadores da Corte estão, em sua maioria, em regime de teletrabalho, devido à pandemia de Covid-19. Os números mostram que mesmo com grande parte dos servidores não comparecendo às unidades todos os dias, a Justiça baiana continua funcionando. Os trabalhadores estão atuando em regime de trabalho remoto, aliado a um esquema de rodízio nas unidades judiciárias e nas secretarias administrativas da Corte. Os oficiais de Justiça seguem nas ruas cumprindo os mandados de urgência. Todos empenhados em continuar prestando um bom atendimento à população.

De acordo com as informações divulgadas pelo TJ-BA, o número total de atos processuais realizados em março de 2020 foi, em números absolutos, de 510.759, enquanto que no mesmo período do ano passado foi de 449.652. Houve um aumento de 18,34% no número de despachos, de 11,35% no de processos julgados e de 20,40% no de processos baixados.

Sem justificativa

Diante desse cenário, fica claro não ser possível justificar qualquer proposta de diminuição ou corte de salário dos trabalhadores, visto que a produção não só se mantém durante o teletrabalho, como vem aumentando. Além de ser uma questão sensível, visto que em um contexto de crise de saúde é preciso preservar a renda dos pessoas, a ideia não encontra nenhuma validação na realidade do trabalho.

Para a Justiça Não Parar

Para mostrar quem são os trabalhadores que estão garantindo a produtividade do Judiciário baiano em tempos de quarentena, o SINTAJ lançou, no dia 6 de março, a campanha #JuntosParaJustiçaNãoParar. Toda semana mostramos quem são, a rotina e o trabalho de alguns destes servidores que estão trabalhando para que o povo baiano que precisa da Justiça não fique prejudicado. Acompanhem as nossas redes sociais e conheçam cada uma destas histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima