SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

Trabalhadores do Judiciário baiano aprovam pauta de reivindicações 2020

Neste sábado (7) os trabalhadores do Judiciário baiano filiados ao SINTAJ construíram e aprovaram a pauta de reivindicações da categoria para 2020. A elaboração dos pleitos foi feita em assembleia geral, realizada na sede do sindicato. No encontro também foi aprovada a participação do SINTAJ na criação, e posterior filiação, à Associação Nacional Dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados e foram discutidas questões administrativas.

A pauta aprovada tem 18 itens. Dentre os pontos estão o pagamento da reposições salariais referentes ao ano de 2016/2017/2018/2019/2020, respeitando a data-base e sem fracionamento; reajuste do auxílio-alimentação; pagamentos das substituições e dos passivos destas para todos os servidores; realização de concursos públicos; criação de um novo plano de cargos carreiras e vencimentos e de um auxílio-saúde para os trabalhadores ativos e inativos do TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia).

A aprovação da filiação do SINTAJ à associação se deu pelo fato de só esse tipo de entidade representativa poder ingressar com ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no STF (Supremo Tribunal Federal), o que limita a agência dos sindicatos quando estes precisam fazer uso desse tipo de ação judicial. Quando a associação for criada, todos os sindicatos filiados poderão se utilizar do aparato jurídico da agremiação para entrar com uma ADIN, quando se fizer necessário.

Já as questões administrativas discutidas na assembleia foram ligadas à pasta Jurídica do sindicato, que, em breve, mudará de coordenador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima