SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

Vacinação lenta em municípios baianos é mais um sintoma da ineficiência do governo federal no gerenciamento da pandemia

De acordo com a Sesab (Secretaria de Saúde da Bahia), 109 municípios baianos aplicaram menos de 75% do estoque de vacinas recebido até agora. Ainda segundo o órgão, quatro destas cidades – São José do Jacuípe, Cachoeira, Planalto e Guaratinga – não chegaram a utilizar nem 50% do que receberam. As secretarias dos quatro municípios negam a informação e, ao mesmo tempo, afirmam que os dados da Sesab estão errados.

De acordo com reportagem do jornal Correio, em fevereiro a secretaria estadual afirmou que os municípios que aplicassem mais de 75% das doses teriam prioridade no recebimento de um novo lote. No entanto, ainda segundo o veículo, nesta quarta-feira (10) o órgão, em nota, disse que a regra ainda terá que ser confirmada por decisão da CIB (Comissão Intergestora Bipartite), instância que reúne representantes das secretarias municipais e estaduais de saúde da Bahia.

O SINTAJ vem a público expressar a perplexidade da sua coordenação com a falta de organização de uma campanha de imunização crucial para acabar com uma pandemia que já matou mais de 260 mil brasileiros e mais de 12 mil baianos e segue fazendo vítimas diárias em número recorde.

O SINTAJ faz questão de destacar que a postura indigna e irresponsável de todo o governo federal, com menção honrosa ao presidente Jair Bolsonaro, é responsável pelo caos envolvendo as imunizações, não só neste caso específico da Bahia, mas em todo o país. A condução descentralizada, atabalhoada e ineficaz do governo central e a campanha contra o lockdown, as medidas de isolamento e o uso de máscara feita diretamente pelo presidente resultam nas várias situações que podem ter causado a lentidão na distribuição das doses, como, por exemplo, problemas logísticos na aplicação e baixa adesão da população.

O SINTAJ reafirma, mais uma vez, o seu posicionamento a favor da ciência e da vacina. Só vacinando todos os brasileiros a economia e as lutas poderão ser retomadas de forma plena. A vida em primeiro lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima