Em viagem institucional, o SINTAJ através dos coordenadores Fabio Caldeira, Edson Rocha e Mozart Pedra, visitaram as comarcas de Eunápolis, Porto Seguro, Nova Viçosa, Teixeira de Freitas e Itamaraju.
Durante as passagens por cada município, foram passados os informes e muitos assuntos e dúvidas foram debatidos e esclarecidos entre a coordenação, os filiados e as filiadas. Dentre os quais, os processos individuais, administrativos e judiciais, a luta incessante pela implementação do auxílio saúde para os aposentados, aposentadas e pensionistas e a implantação da progressão automática em 2 níveis, já que houve erro cometido pelo Tribunal de Justiçado Estado da Bahia (TJBA), porém corrigido.
Outra questão foi quanto ao reajuste linear, quando os coordenadores informaram que estão em constantes encontros com demais entidades que representam o serviço público estadual, tratando sobre esse tema que é uma grande preocupação, já que servidores e servidoras seguem sem aumento real, cuja defasagem é de 54%.
Muitas reclamações também foram levantadas em relação a atuação do Planserv que tanto na capital quanto no interior do estado tem se apresentado com grandes problemas. Os filiados e as filiadas, aproveitaram o momento para relatar sobre o descaso do plano de saúde que em muitos locais não tem atendimento, impedem o acesso dos usuários por causa do estabelecimento de cotas, entre outros problemas. Neste quesito, o SINTAJ enfatizar estar tratando em conjunto com as entidades, levantando esta pauta juto a luta unificada.
E para completar, a coordenação incentivou a categoria sobre a importância das mobilizações que são realizadas todas as quartas – feiras em prol do PCCS. Parabenizando sempre a todos e todas pelo engajamento e participação por uma luta para a aprovação desse direito.
Na comarca de Nova Viçosa, Fabio, Edson e Mozart, receberam reclamações quanto ao estado do ambiente de trabalho que apresenta muita umidade, mofo e problemas de infiltração. Problema que pode provocar sérios problemas de saúde para os servidores e servidoras do local. O SINTAJ registrou o estado lamentável do local e levará a questão ao TJBA para sejam sanados.
O SINTAJ acredita que na parceria entre sindicato e filiados para a continuidade das lutas e conquistas de direitos e para tanto, a necessidade de estar em cada comarca ouvindo e colhendo cada um e cada uma.
Sindicato FORTE, Servidor RESPEITADO!