Na próxima sexta-feira (10), data em que se debate o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher, o SINTAJ realizará uma tarde de reflexões sobre o tema no Seminário “Somos Mulheres: uma Revolução em Movimento em Luta Contra a Violência”, a partir das 13h30, na sede do sindicato e de forma on-line, na plataforma ZOOM. Ainda há vagas para participar nas duas modalidades, basta clicar aqui e preencher o formulário de inscrição.
Aberto à participação de mulheres e homens, o evento tem como objetivo promover uma reflexão coletiva sobre o enfrentamento à violência de gênero, ainda presente de forma alarmante na sociedade brasileira. A atividade propõe discutir caminhos para romper o ciclo de violência, fortalecer o empoderamento feminino e incentivar ações concretas em defesa dos direitos das mulheres.
Durante o seminário, o grupo de mulheres coordenadoras do SINTAJ lançará um Coletivo de Mulheres, uma nova iniciativa da entidade voltada a fortalecer o empoderamento feminino, promover o protagonismo das mulheres e combater as práticas históricas de subordinação e invisibilização feminina.
A programação será dividida em duas mesas de debate.
Mesa 1 | “Minha voz é ato de resistência: caminho para combater a violência contra a mulher”
Palestrantes:
- Nanny Amazonas — policial militar há 22 anos, mãe, empreendedora e instrutora da rede de Formadores da UCS/SAEB, com atuação em afroempreendedorismo, empoderamento feminino e estilo de vida saudável.
- Saulo Vinícius de Souza Pantaleão — policial militar há 14 anos, instrutor do Proerd, estudante de Psicologia e integrante do núcleo de projetos da Base Comunitária do Bairro da Paz.
Mediação: Celeste Oliveira, coordenadora de Assuntos para Aposentados e Pensionistas do SINTAJ.
Mesa 2 | “Sou vítima, o que devo fazer? Passos a serem dados pela mulher em situação de violência doméstica e familiar”
Palestrantes:
- Ana Patrícia Dantas Leão — advogada especialista em Direito de Família, mestranda em Família na Sociedade Contemporânea (UCSAL) e comunicadora do programa CBN e Seus Direitos.
- Tenente-Coronel Roseli de Santana Ramos — primeira mulher a comandar um Batalhão da Polícia Militar da Bahia, com especializações em Segurança Pública e Gestão Estratégica em Segurança Pública.
- Marília Moreira — jornalista, mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA) e diretora institucional do Instituto AzMina, organização voltada à promoção da igualdade de gênero.
Mediação: Edsônia Lacerda, coordenadora de Convênios, Cultura, Promoção Social e Esportes do SINTAJ.
O seminário reforça o compromisso do SINTAJ com a defesa dos direitos das mulheres, a luta contra todas as formas de violência e a promoção de um ambiente de respeito, igualdade e justiça social.
Confira abaixo mais informações sobre o time de especialistas.













