Assembleia geral do SINTAJ Foto: Niassa Jamena/Sintaj
Na manhã deste sábado (9), os servidores do TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia) filiados ao SINTAJ aprovaram o regulamento do fundo de greve da entidade. A aprovação se deu em assembleia geral realizada pelo sindicato, que ocorreu de forma híbrida (presencial e virtual). Além da votação do documento, durante a reunião também foi debatido o processo de negociação da pauta de reivindicações da categoria com a Corte.
A assembleia foi iniciada com a exposição dos informes gerais. Cada dirigente falou sobre as questões ligadas às suas respectivas pastas. Após as informações, a coordenação apresentou o regulamento do fundo de greve para os filiados fazerem sugestões ao texto. Realizadas as modificações, o documento foi votado e aprovado pela assembleia. O texto apresentado já havia sido alterado e aprovado pelos delegados sindicais da entidade, nesta sexta-feira (8), durante o encontro dessas lideranças.
Apreciada a regulamentação, os coordenadores falaram sobre o processo de negociação da pauta de reivindicações com o Tribunal e abriram para que os trabalhadores pudessem se manifestar acerca dos pontos tratados. Após as discussões, a assembleia aprovou, entre encaminhamentos da mesa e dos presentes: aguardar uma resposta do TJ-BA sobre os pontos em negociação até o dia 20 de maio, já deixando uma assembleia marcada para o dia 21 do mesmo mês; judicializar todos os processos administrativos que tratam de passivos se não houver resposta da Corte dentro de um período específico a ser definido pela coordenação; oferecimento de um curso, para os servidores, sobre orçamento básico voltado para o Tribunal e a realização de uma consultoria jurídica sobre a possibilidade de extinção do cargo de técnico judiciário.
Quando vocês vão cobrar incisivamente a correção da tabela de Indenização de Transporte dos Oficiais de Justiça? A Resolução está sendo descumprida e já está 30% defasada. Quem criou a Resolução foi o próprio TJBA. Estamos quase pagando para trabalhar. Estou colocando meu veículo particular em zonas rurais, ruas esburacadas com combustível altíssimo. Esta IT atual está causando prejuízo. Sei que os Técnicos precisam de seus projetos, mas não podem simplesmente esquecer dos problemas dos demais servidores. Esta IT precisa ser corrigida, conforme a Resolução que a criou.