Nesta segunda-feira (11) o governador Rui Costa afirmou, em entrevista a veículos de comunicação do interior baiano, que talvez não haja como pagar os salários dos trabalhadores do serviço público do estado a partir do mês de julho. “Maio e junho temos caixa, temos fluxo para pagar os salários. Nos outros meses não está garantido”, disse o chefe do Executivo baiano.
A suposta incerteza de Rui não tem nenhuma razão de ser, já que o Congresso acabou de aprovar o pacote de socorro aos estados e municípios – que aguarda somente a sanção presidencial – justamente para que as unidades federativas possam manter sua estrutura básica funcionando durante a pandemia e isso inclui o pagamento dos funcionários da máquina pública. É sempre bom destacar que muita das demandas trazidas pela pandemia de Covid-19 desaguam no serviço público, inclusive a mais importante delas: o atendimento médico.
Além disso, essa mesma ajuda que será prestada pela União obriga os governadores a congelar os salários de grande parte do funcionalismo até dezembro de 2021 e proíbe as progressões por merecimento e antiguidade. E Bolsonaro já deixou claro que existe a possibilidade de esse congelamento atingir a todos os trabalhadores estatais, incluindo os que estão na linha de frente do combate ao coronavírus. Ou seja, haverá aporte de recursos e os vencimentos não serão corrigidos a partir da inflação.
Ciente dessas questões, o SINTAJ já está buscando possibilidades de entrar com uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) para tentar barrar esse congelamento. Afinal, esses 18 meses se somarão, aqui na Bahia, a mais seis anos nos quais o governo estadual descumpre a lei que determina o reajuste anual dos servidores e não paga a reposição.
O objetivo do governador com essa declaração é desconhecido. Falas como essa causam pânico nas pessoas. No momento delicado pelo qual o mundo todo passa, devido à pandemia de Covid-19, Rui deveria ter a sensibilidade de lembrar que todos estão mais suscetíveis às incertezas e com medo de serem atingidos pela crise econômica. Se não há certeza de que o não pagamento se concretizará não é responsável apenas dar a declaração sem apontar nenhuma solução ou rumo claro. Não é a postura mais correta para um gestor.
Apesar de a fala ter sido uma resposta a uma pergunta feita sobre a situação fiscal e o pagamento de salários, se o governador não tinha algo concreto a dizer era melhor não falar nada. Antes isso do que afirmar que há a possibilidade do não pagamento deixando nas entrelinhas que não tem nenhum plano para evitar essa situação, criando um clima de instabilidade entre os trabalhadores. A sensibilidade social, tão cobrada a Bolsonaro pelo governador baiano, também se demonstra no modo de tratar essas questões.
É mais uma do Gov que está há mais de 5 anos sem reajustar o salário dos servidores. A insensibilidade deste governo é algo impensável, não sei onde ele quer chegar!!! Horrível, impensável! I
Vocês ficaram dormindo em berço esplêndido e Rui à vontade para nós ferrar!! Me poupem, chega a ser imoral
prá não dizer outra coisa.
Parabéns ao SINTAJ pelo editorial. Sindicato REPRESENTATIVO de uma categoria de trabalhadores NÃO se CALA diante de INCOERÊNCIAS E ABSURDOS, quando necessário. Este governador NÃO está preocupado com o SERVIDOR PÚBLICO do Estado da Bahia. Ele FALA para PLATÉIA. FALA para os ELEITORES dele. O governador NÃO representa este SERVIDOR. O SINTAJ SIM, este, mim REPRESENTA. E, ESTÁ HONRANDO A MISSÃO. A ADIN é IMPRESCINDÍVEL. VAMOS CONTINUAR LUTANDO.
Considerando que nosso governador é um excelente administrador e nunca faltou com seus compromissos,deduzi que foi um recado com a intençào de que nos mantivéssemos em casa,por causa do coronavírus.Com certeza,mais uma vez,manterá tudo em ordem.Eu o considero um dos melhores governadores que a Bahia já teve;quiça também em relação ao Brasil.
Esse Rui Bosta foi putro que deu uma esmola de 4%
Mas com.um sakariobde $23 mil comprou uma mansão avaliada hoje em $4 milhões, aonde conseguiu tanto dinheiro, só pode ter sido da Covid qye nunca existiu.
Ahora esse Governador Jerônimo petistas dos infernos tbm.nos deu a esmola de 4% , eke que enfie naquele lugar.
Eu pego ele no 2 de Julho e vou jogar ovos podre nesse miserável
Esse desgraçado de governador... essa praga ruim do inferno merece ser enforcado em praça pública... Ele e todos os seus correligionários e doutrinados seguidores. Quem achou que ACM foi uma praga pra Bahia, eis que surgiu uma carniça pior. Um câncer parasita que, se tivesse morrido ao nascer, teria sido uma benção para a Bahia.
Como saber que ele se tornaria esse "câncer parasita" que você diz que ele é, antes dele nascer, para se desejar que ele morresse ao nascer? Perguntar não ofende!