SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

O que Rui Costa tem contra os trabalhadores do serviço público?

Foto: Paula Fróes/Gov. BA
Foto: Paula Fróes/Gov. BA

Nesta terça-feira (12) a Alba (Assembleia Legislativa da Bahia) aprovou com emendas o projeto de autoria do governador Rui Costa (PT), que previa o fim do abono permanência para os trabalhadores do serviço público baiano. O texto aprovado altera a proposta original de Rui, que era simplesmente acabar com o benefício, mas ainda prejudica os servidores, a população baiana e não se sustenta dentro da justificativa dada pelo governador para acabar com o benefício, que é a de gerar economia de recursos do estado.

A matéria aprovada estabelece que até 1º de janeiro de 2022 não serão concedidos novos abonos. A partir dessa data, novos abonos, nos três poderes e no MP (Ministério Público), serão admitidos, mas terão um teto, que será o de 10% do quadro total de servidores efetivos daquele poder. Ou seja, se, por exemplo, no Legislativo baiano existirem 300 trabalhadores do quadro só 30 poderão ter direito ao benefício. Todos a partir do 31º serão obrigados a se aposentar.

O projeto aprovado, no entanto, continua expondo – assim como o primeiro – a incoerência de Rui. O governador alega que deseja economizar, no entanto quando servidores se aposentam o estado tem que pagar a aposentadoria daquele que deixou o posto e contratar mais um para ocupar a vaga deixada. Ou seja, é muito mais gasto do que apenas não descontar a contribuição previdenciária do funcionário que já pode se aposentar e decide permanecer na ativa, que é no que consiste o abono permanência.

Mais uma vez Rui tentou apenas prejudicar os trabalhadores que sustentam a máquina pública que ele administra – lembrem-se que o projeto original só acabava com o benefício, sem nenhuma concessão – sem qualquer motivo plausível. Esse tipo de postura já é recorrente desde o seu primeiro mandato. Tomou a decisão sem nenhum diálogo com os trabalhadores e sem pensar no prejuízo que traria à população baiana. Nem este momento de pandemia, em que o serviço público está sobrecarregado, fez o governador reconsiderar a proposta.

Se a medida não traz economia real e somente prejudica os servidores e o povo a pergunta que não quer calar é: o que Rui Costa tem contra os trabalhadores do serviço público?

11 comentários em “O que Rui Costa tem contra os trabalhadores do serviço público?”

  1. Rui foi eleito, em seu primeiro mandado, pelo servidores públicos e os elegeu como seu principal inimigo. Não existe, nenhum outro governador que ficou 06 anos usurpando o repasse inflacionario.

  2. A postura autoritária, arrogante e até incivilizada do governador da Bahia em relação aos servidores públicos do Estado parece guardar relação que vai além de um simples impedimento fiscal / financeiro para a concessão dos reajustes inflacionários anuais a tais categorias, o que já se estende por anos. O governador, em sua postura intransigente e raivosa contra esses servidores, deixa escapar certo ressentimento, típico de pessoas frustradas, enciumadas, doenças originadas da inveja incurável e deletéria. Não importa, senhor governador, o que lho inspira tão desumanamente contra os servidores, o senhor precisa se portar como gestor e não como inimigo dos servidores.

  3. Servidor ponha não cabeça, NÃO HAVERA AUMENTO , AUMENTO SÓ DE DESCONTOS NO SEU MÍSERO SALÁRIO.
    Eu tenho certeza que se João Henrique fosse governador, ele iria fazer o que fez na Prefeitura.
    Deixou a cidade toda esburacada , mas não deixou os servidores municipais no buraco financeiro.
    Parabéns aos colegas Petista que votaram em Rui.

  4. Valdemar Ferreira

    Simples assim:

    Os servidores públicos ( os quase 220.000) terem vergonha na cara e darem a resposta nas Urnas com ajuda dos parentes e amigos.
    Depois, caso tenha cometido fraudes, caçar esse ex- sindicalista demagogo.

  5. Rui Costa e os partidos afiliados ao projeto de poder do seu partido gasta milhões com as construtoras ao sacrifício dos servidores públicos do Estado da Bahia, que a cada dia estão sendo levados para completa falta de condições de uma vida digna. Com ele não há diálogo, todos nós já sabemos, é preciso atitude de todos nós, o sindicato que representa a categoria que se posicionar de forma clara contra essas situações que estão sendo impostas pelo governo Rui Costa. Chega de falar, é preciso agir depressa senão outras maldades serão colocadas em prática contra os servidores.

  6. Simples de entender: Nunca foi servidor público. É um político, e como tal, odeia o servidor; uma vez que ele foi eleito e não concursado. Sempre se alimentou da politica sindical em prol dos trabalhadores da iniciativa privada, uma relação simbiotica, disfarçada pela sigla "PT", que na verdade, ataca o servidor público e coloca toda a sociedade contra nós, alegando que somos os culpados pelos aumentos de gastos do estado. Pronto, falei.

  7. Eu não sei o que ele tem contra mas a favor tem os sindicatos que ate agora não se uniram para fazer uma Greve Geral. 7 (sete) anos sem reajuste salarial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima