O que Rui Costa tem contra os trabalhadores do serviço público?

O que Rui Costa tem contra os trabalhadores do serviço público?
Foto: Paula Fróes/Gov. BA

Foto: Paula Fróes/Gov. BA

Nesta terça-feira (12) a Alba (Assembleia Legislativa da Bahia) aprovou com emendas o projeto de autoria do governador Rui Costa (PT), que previa o fim do abono permanência para os trabalhadores do serviço público baiano. O texto aprovado altera a proposta original de Rui, que era simplesmente acabar com o benefício, mas ainda prejudica os servidores, a população baiana e não se sustenta dentro da justificativa dada pelo governador para acabar com o benefício, que é a de gerar economia de recursos do estado.

A matéria aprovada estabelece que até 1º de janeiro de 2022 não serão concedidos novos abonos. A partir dessa data, novos abonos, nos três poderes e no MP (Ministério Público), serão admitidos, mas terão um teto, que será o de 10% do quadro total de servidores efetivos daquele poder. Ou seja, se, por exemplo, no Legislativo baiano existirem 300 trabalhadores do quadro só 30 poderão ter direito ao benefício. Todos a partir do 31º serão obrigados a se aposentar.

O projeto aprovado, no entanto, continua expondo – assim como o primeiro – a incoerência de Rui. O governador alega que deseja economizar, no entanto quando servidores se aposentam o estado tem que pagar a aposentadoria daquele que deixou o posto e contratar mais um para ocupar a vaga deixada. Ou seja, é muito mais gasto do que apenas não descontar a contribuição previdenciária do funcionário que já pode se aposentar e decide permanecer na ativa, que é no que consiste o abono permanência.

Mais uma vez Rui tentou apenas prejudicar os trabalhadores que sustentam a máquina pública que ele administra – lembrem-se que o projeto original só acabava com o benefício, sem nenhuma concessão – sem qualquer motivo plausível. Esse tipo de postura já é recorrente desde o seu primeiro mandato. Tomou a decisão sem nenhum diálogo com os trabalhadores e sem pensar no prejuízo que traria à população baiana. Nem este momento de pandemia, em que o serviço público está sobrecarregado, fez o governador reconsiderar a proposta.

Se a medida não traz economia real e somente prejudica os servidores e o povo a pergunta que não quer calar é: o que Rui Costa tem contra os trabalhadores do serviço público?

4 comentários
sintaj
sintaj
EDITOR
PERFIL

Posts Carousel

Comente

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

4 Comentários

  • Avatar
    Romulo Antonio
    14 de maio de 2020, 12:48

    Rui foi eleito, em seu primeiro mandado, pelo servidores públicos e os elegeu como seu principal inimigo. Não existe, nenhum outro governador que ficou 06 anos usurpando o repasse inflacionario.

    REPLY
  • Avatar
    Rudival
    14 de maio de 2020, 13:05

    A postura autoritária, arrogante e até incivilizada do governador da Bahia em relação aos servidores públicos do Estado parece guardar relação que vai além de um simples impedimento fiscal / financeiro para a concessão dos reajustes inflacionários anuais a tais categorias, o que já se estende por anos. O governador, em sua postura intransigente e raivosa contra esses servidores, deixa escapar certo ressentimento, típico de pessoas frustradas, enciumadas, doenças originadas da inveja incurável e deletéria. Não importa, senhor governador, o que lho inspira tão desumanamente contra os servidores, o senhor precisa se portar como gestor e não como inimigo dos servidores.

    REPLY
  • Avatar
    Anilton Rocha
    14 de maio de 2020, 13:29

    O governo consegue aprovar tudo contra os servidores ,Pq não aprova o auxílio- saúde?

    REPLY
  • Avatar
    Anilton Rocha
    14 de maio de 2020, 13:36

    Servidor ponha não cabeça, NÃO HAVERA AUMENTO , AUMENTO SÓ DE DESCONTOS NO SEU MÍSERO SALÁRIO.
    Eu tenho certeza que se João Henrique fosse governador, ele iria fazer o que fez na Prefeitura.
    Deixou a cidade toda esburacada , mas não deixou os servidores municipais no buraco financeiro.
    Parabéns aos colegas Petista que votaram em Rui.

    REPLY

Últimas postagens

Mais comentados

Vídeos