SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

“MULHERES, SEJAM INSUBMISSAS!”: LUTA POR DIREITOS E UNIÃO FORAM TRATADOS NO III ENCONTRO DE MULHERES DO SINTAJ

No último dia 21, o SINTAJ realizou o III Encontro de Mulheres, com o tema Mulheres Insubmissas: umas pelas outras – União, Direito e Justiça. Este seminário de formação que contou com a participação das mulheres filiadas ao Sindicato e trabalhadoras do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA).

O Encontro trouxe discussões em torno de problemas que ainda atingem as mulheres, um grupo de minorias que por muitas vezes ainda tem seus direitos subtraídos, diminuídos e até negados, não necessariamente nessa ordem, mas sempre sob esses termos. Para debater em torno desses problemáticos assuntos que são evidenciados dia após dia quando mulheres ainda são agredidas, submissas, violentadas e depreciadas, o SINTAJ preparou temas e convidou palestrantes especializadas em assuntos que abordaram a perspectiva feminina a partir da união, da conquista de direitos e para a consolidação de uma cultura jurídica que proteja as mulheres e sua sobrevivência.

A atividade foi conduzida pela coordenadora Valéria Álvares que criticou o machismo que ainda gera desigualdades entre homens e mulheres, a constante violência que afeta os corpos femininos e a figura da desunião entre mulheres que ainda causa disputas e provoca a redução de forças para lutar pelas causas. Valéria ressaltou que “para defender direitos é preciso que as mulheres se empoderem e se unam para reforçar a importância do seu papel social e a garantia de conquistas”. Ela completa pedindo que as mulheres sejam insubmissas.

Esse ano, cada mesa foi nomeada com um tema. A primeira mesa, União, trouxe a Sororidade: aceitar, validar e apoiar outras mulheres muda a regra do jogo machista, com a palestrante Sâmara Azevedo que reforçou a importância do movimento feminista e os comportamentos de empatia para transformar as estruturas sociais de maneira positiva a fim de contemplar os direitos das mulheres. Ela também ressaltou a sobre a dororidade da mulher preta e sua realidade diante de uma sociedade que preserva também com o racismo.

Confira todas as fotos do evento clicando aqui.

A mesa dois, Direito, trouxe o tema Da Constituição de 88 até os dias de hoje: mulheres na busca e conquistas por direitos com a Dra. Juliana Salmeiro que trouxe o protagonismo da mulher na construção histórica de seus direitos como de estudar, trabalhar, votar e o estabelecimento de uma legislação que atendesse as necessidades sociais das mulheres, ressaltando que há muito o que lutar para conquistarmos a equidade.

A mesa três, conduzida pela Dra. Veruska Wolney Schmidt, com o tema Justiça, tratou das dificuldades que mulheres ainda tem de assumir cargos de liderança e o quanto sofrem com a violência estrutural no ambiente laboral desde assédio até condições dignas de trabalho a importância em denunciar. Veruska, através do tema Feminismo e Sindicalismo: na luta por justiça social e condições dignas de trabalho, ressaltou a importância de mulheres comporem espaços nos sindicatos, já que a muito tempo contribuem para a continuidade dos movimentos sindicais.

A tarde, as atividades retornaram com a mesa A Educação Financeira é uma Ferramenta de Direitos ao Empoderamento Feminino. Cinara Santos abriu a conversa relatando sobre a importância da independência das mulheres que se empoderaram a partir de suas conquistas e ainda orientou as mulheres presentes quanto a instrumentos de economia financeira para a emancipação feminina. Em sequência, o momento lúdico do encontro com a realização da Dança Circular, conduzida por Dandara Brazil que proporcionou momentos de acolhimento, relaxamento e alegria.

O evento foi finalizado com o show da cantora e compositora Candice Fiais que trouxe um repertório diversificado.

O SINTAJ entende que muitas ações precisam ser efetivadas e regulamentadas para que as mulheres continuam conquistando seus espaços. E acredita na importância da mulher e no seu papel em sociedade, incentivando-as a serem Mulheres Insubmissas.

Sindicato FORTE, Servidor RESPEITADO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima