SINTAJ

Home / Notícias

Nota de repúdio à invasão do Sinteam

É inegável que nós brasileiros nunca vivemos em uma democracia plena, com todos os direitos e garantias que este regime político prevê. No entanto, nos últimos três anos temos acompanhado a deterioração acelerada daquela que já não era lá grande coisa, mas era a democracia brasileira possível, iniciada com o advento da Constituição de 1988.

No entanto, agora, em 2019, esse ataque brutal ao nosso regime democrático, ao Estado Democrático de Direito e às instituições republicanas atinge o seu ápice. A todo o momento vemos exemplos do quanto as garantias constitucionais estão perdendo o seu valor.

Mais um exemplo dessa situação aconteceu nesta terça-feira (23). Agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) invadiram a sede do Sinteam (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas), onde representantes de movimentos sociais se reuniam para organizar um protesto contra o presidente Jair Bolsonaro, que realizará uma visita ao estado nesta quinta-feira (25).

Os policiais não tinham mandado para entrar no local. Fizeram perguntas sobre o protesto e disseram que foram enviados pelo Exército, que já negou a afirmação.

Deixaremos que retirem a nossa liberdade de expressão, o nosso direito de protestar contra os governantes? Assumiremos o completo fim da nossa democracia? O SINTAJ repudia este ato de repressão ao direito de manifestação dos sindicatos e dos movimentos sociais e considera essa ação policial um arbitrariedade. Todo governante pode e deve ser questionado.

Nós, juntamente com as outras entidades sindicais, os movimentos de trabalhadores e sociais, estaremos unidos para impedir qualquer tentativa de impedir os trabalhadores de lutarem pelos seus direitos.