SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

PROGRAMAÇÃO DOS 30 ANOS DO SINTAJ CONTOU COM MOMENTO SOLENE, DEBATE E MUITA MÚSICA

Com início no dia 23, programação dos 30 anos do SINTAJ encerrou dia 25 e contou com debates e muita música.

Iniciada na última quinta-feira (23), a programação contou com uma noite de solenidade e homenagens, e nos dias 24 e 25 com blocos de palestras que discutiram assuntos imperativos e inerentes ao processo de sobrevivência que objetiva as diferentes vertentes da luta de um sindicato e sua importância como um instrumento social para reafirmação de direitos e garantias.

O Sindicalismo e a Política, Mulheres na Atividade Sindical e seus Desafios e Condições Dignas de Trabalho como Fomento a Saúde Mental foram temas em discussão no primeiro dia. E para concluir, o SINTAJ trouxe o internacionalista, comunicador, socioambientalista e revolucionário que esteve no Egito e viu de perto o terror da guerra, Thiago Ávila.

No primeiro dia o salão escutou atento a fala da professora Maria da Graça Druck que tratou da precarização do trabalho e enfatizou como este processo fragiliza os trabalhadores em todos os níveis.

Bernardino de Sena Fonseca, presidente da ASJB, enfatizou que não há privilégios entre os trabalhadores e trabalhadoras do TJBA e que a exploração acontece, assim como para com toda a classe trabalhadora.

A tarde o SINTAJ iniciou as atividades com o tema “Mulheres na atividade sindical e seus desafios”. A primeira a falar foi a coordenadora da região norte da FENAJUD Gislaine Magalhães Calheira que enfatizou as cobranças sociais para com as mulheres que enfrentam jornadas diárias massacrantes e tem por muitas vezes seus invadidos, precisando se impor para permanecer neste lugar.

Em seguida, tivemos a fala da primeira presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Maria Madalena Firmo que ressaltou a importância das cotas como paridade do movimento sindical, permitindo o empoderamento da mulher e a ocupação de espaços. Em continuidade ao tema a coordenadora do SINTJAM, Elisangela da Silva Paula, destacou em sua fala desafios vivenciados pela mulher diariamente as provocações desafiadoras vividas pelas mulheres e complementa que as mulheres precisam expor suas ideias e ir para a luta a fim de ocupar seus espaços de direito.

Para finalizar o dia de debates o SINTAJ trouxe um assunto de interesse coletivo e que também afeta a categoria do Poder Judiciário baiano que são as “Condições dignas de trabalho como fomento à saúde mental”. Laura Augusta Barbosa de Almeida relatou a importância de manter o cuidado com a saúde mental e a importância em reconhecer atitudes que causam constrangimento ao outro. E finaliza seu discurso com a frase “Seu silêncio não irá te proteger” da escritora Audre Lorde e complementa dizendo que o cuidado é uma construção coletiva.

Já no segundo dia de debate, o SINTAJ recebeu Thiago Ávila que relatou a descoberta do seu propósito há 19 anos em colaborar na transformação do mundo, ressaltou os grandes problemas vividos pelos trabalhadores e trabalhadoras no Brasil, destacou as complexidades ambientais que apresentam uma evolução rápida de destruição do bioma e caminha em direção ao ser humano e sobre o processo de opressão que ainda vivenciam as minorias no Brasil através do racismo, da LGBTfobia e outros.

Ávila também relatou sobre a guerra que está acontecendo entre Palestina e Israel, e afirma que ele pôde observar de perto, recentemente no Egito onde presenciou, segundo ele, a destruição do povo palestino que tem sido perseguido e esse impacto atingiu inclusive mais de 3.000 crianças que perderam suas vidas para essa guerra, dita por Thiago como genocídio.

“Construir uma sociedade revolucionária para trazer melhorias para o mundo e uma sociedade do bem viver”, esse é o sonho de Thiago Ávila que como revolucionário realça a importância do otimismo da ação e da vontade de transformar a sociedade.

Ao final, ele agradeceu o convite do SINTAJ e ressaltou sobre a importância de ações que o Sindicato vem desenvolvendo, voltados para grandes problemas apresentados em sociedade e que precisam ser discutidos através de encontros como aquele e outros realizados, dando exemplo do Encontro de Minorias, de Mulheres e participação através da FENAJUD do Encontro de Negros e Negras.

E para finalizar o último dia da programação, a noite o SINTAJ ofereceu aos participantes um evento musical com a Banda Tempero que agitou com muito axé. E para finalizar a celebração dos 30 anos, a banda Afrodisíaco, comandada por Pierre Onassis, ex- vocalista da Banda Olodum e autor de Requebra, Rosa e Berimbau subiu no palco e trouxe um repertório com muito samba reggae tornando o momento inesquecível.

O SINTAJ aproveita o momento para mais uma vez parabenizar a todos os filiadas e todas as filiadas que fazem parte desta história.

Coordenação Executiva do SINTAJ

Sindicato FORTE, Servidor RESPEITADO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima