SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

DURANTE ENCONTRO DO PLANSERV COM ENTIDADES SINDICAIS, SINTAJ ENTREVISTA A COORDENADORA SOCORRO BRITO

Socorro falou durante o encontro sobre a implementação da biometria facial para os atendimentos nas unidades de saúde e durante a entrevista com o SINTAJ sobre outros pontos questionados pelos usuários(a) do plano.

Ontem (28), o Planserv se reuniu com entidades sindicais para anunciar que a partir do dia 01 de dezembro os beneficiários do Plano serão identificados em clínicas e hospitais através da biometria facial.

Segundo a Coordenadora Geral do Planserv, Socorro Brito, esse é mais um avanço do plano de saúde para melhor atender os usuários(as), aprimorando os serviços. E Socorro complementa, informando da necessidade dos beneficiários(as) se cadastrarem através do aplicativo disponível nas lojas Apple ou Google, para que a partir dele sejam feitas as atualizações cadastrais e o cadastramento da biometria facial.

Caso encontrem dificuldades para acessar o aplicativo do Planserv, entrem em contato com a Central de Relacionamento através do número 0800 056 6066.

Vale lembrar que a biometria será implantada por etapa. Passará a valer em clínicas e laboratórios a partir de 1º janeiro de 2024, em seguida, serão utilizadas por unidades hospitalares e serviços de urgências e emergência a partir de 1º de fevereiro.

Socorro diz que “a identificação facial é apenas uma das atitudes do Planserv para segurança dos usuários. Antes de tudo, para identificar as pessoas que tem acesso aos serviços do Planserv.” Ela complementa sobre a importância em utilizar o aplicativo e enfatiza os benefícios como atualização de dados, acesso as guias de atendimentos, as redes cadastradas, entre outros.

Segundo o Planserv, crianças de zero a quatro anos serão isentas da biometria facial e as de cinco a 12 anos, que ainda não possuem RG, os pais terão um prazo de seis meses para confecção deste documento, a partir da implementação em 1º de dezembro de 2023 até 1º de junho de 2024, para em seguida realizar o cadastramento da biometria facial da criança, que será exigida em consultas e atendimentos nas unidades de saúde.

O SINTAJ entrevistou a Coordenadora Socorro Brito sobre outras questões que envolvem o Planserv.

SINTAJ: Ainda há reclamações dos beneficiários(as) sobre dificuldade de atendimento. Existe uma previsão de quando irá normalizar?

SOCORRO BRITO: Os períodos de maiores dificuldades é quanto a superlotação dos grandes hospitais de Salvador, principalmente. E esse problema acaba restringindo o atendimento para algumas especialidades. Mas, isso do ponto de vista de uma rede de atendimento de um plano como Planserv, tem sido superado.

SINTAJ: Hospitais e clínicas ainda impedem o acesso de beneficiários(as) do Planserv. Como fazer para denunciar?

SOCORRO BRITO: Clínicas possuem limites das agendas dos seus profissionais, não havendo médicos exclusivos para o Planserv porque o plano não possui rede própria. Então, quando se tem uma restrição de acesso a informação ou não foi passada a informação correta de que não dispõe de agenda ou espaço para ser atendido, os usuários(as) podem procurar o site do Planserv ou a Ouvidoria através do número 0800 056 6066 e registrar a reclamação para que seja aberto o protocolo e que seja realizada a investigação.

SINTAJ: Quais as consequências das denúncias para as unidades de saúde?

SOCORRO BRITO: Dependendo do tipo de denúncia ou da sua gravidade a consequência pode ser inclusive o descredenciamento, se aquele estabelecimento apresentar algum padrão, comportamento que não esteja em conformidade com o que foi contratado ou não esteja entre as normas do Planserv. Ressaltando que sempre haverá o processo, a ampla defesa, onde será apurada as possíveis irregularidades e denúncias que estão sendo imputadas para aqueles estabelecimentos.

SINTAJ: Qual a importância dos beneficiários(as) baixarem e utilizarem o aplicativo do Planserv?

SOCORRO BRITO: A importância máxima porque é um aplicativo que disponibiliza acesso ao plano, sendo a maneira mais democrática de obter informações sobre o Planserv e ser ouvido(a). Então, há necessidade disso, para inclusive ajudar na gestão do Planserv e cada pessoa também irá realizar essa gestão através do acompanhamento de informações, atualização de dados, verificando a rede prestadora, registrando e avaliando seu atendimento. Então, é uma maneira que o estado da Bahia está encontrando para modernizar os serviços do Planserv e efetivamente democratizar a gestão do Planserv.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima