SINTAJ

SINTAJ PARTICIPA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA TRATAR DO ASSÉDIO NO SERVIÇO PÚBLICO

Na última segunda-feira (01), o SINTAJ, representado pelo coordenador financeiro Mardey Pereira, participou como convidado de audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para tratar sobre assédio no serviço público. A ação foi uma atividade conjunta, proposta pelo deputado estadual Hilton Coelho e o vereador Hamilton Assis, através da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público da ALBA, realizada nas salas Herculano Menezes e Luís Cabral, com o título “O assédio moral e seus grandes desafios”.

Os casos de assédio moral têm aumentado e apresentam uma estrutura e um modelo que vêm atingindo a categoria do serviço público. Durante a audiência, foi debatido como esse fenômeno que está acontecendo na Bahia se generaliza, causando prejuízos à saúde mental dos servidores.

Os diálogos foram realizados por especialistas que destacaram a violência advinda do assédio moral no ambiente de trabalho, reforçada por condutas abusivas, que causam doenças, sofrimentos e até a morte.

Diante de ambientes hostis em que atuam servidores públicos, durante a reunião, os palestrantes entenderam a necessidade de uma legislação que traga punições exemplares para que as denúncias sejam apuradas, não pelos próprios assediadores, o que geralmente acontece.

O SINTAJ entende que o assédio moral é um problema que precisa ser encarado com seriedade e que este ato de violência desestabiliza o lado emocional e profissional da vítima a partir de condutas abusivas, que se tornam reiteradas no ambiente de trabalho. A entidade sindical repudia todo tratamento degradante e vexatório e reforça a importância de formalizar a denúncia na Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) e registrar a ocorrência na delegacia.

Ocuparam a mesa o deputado estadual Hilton Coelho, o vereador Hamilton Assis, André Luiz Souza Aguiar auditor fiscal e doutor em Ciências Sociais pela UFBA, Silvio Goes, Diretor de Comunicação do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado da Bahia (SINDSEMP), Carla Souza representando o Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC), Denilson Neves representando a Universidade da Polícia (UNIPOL) e a Frente pela Valorização Salarial dos Policiais Civis, Maria Alice Ferreira Barreto, coordenadora do programa de Equidade da Diretoria de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas representando a Secretaria de Administração da Bahia (SAEB), Daniela Sapucaia de Freitas, representando a Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB), Aline Solana Souza, (PGE), Adriana Manta (TRT), Joilson Cruz da Silva Fórum das Ads, Ana Carina Monteiro do Sindicato dos Enfermeiros do Estado da Bahia e Conselheira de Saúde, Arielma Galvão (CTB), Mardey Machado (SINTAJ), Ana Paula Medrado agente de Saúde, Denise Carneiro (FENAJUF) e Jaqueline Márcia Almeida Gomes (SEC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima