O SINTAJ tem participado dos encontros do Planserv com representantes sindicais, acompanhando de perto os encaminhamentos do Plano de Saúde, servindo como multiplicador para a categoria.
Ontem (13), o Planserv realizou mais uma reunião, intitulada “Dialogar para crescer”, realizada na Escola de Saúde Pública da Bahia e convidou o SINTAJ, que foi representado pela coordenadora de aposentados e pensionistas, além de representantes de diversas entidades que pontuaram queixas e reclamações dos seus filiados, além de propor ações para a melhoria do atendimento pelo Planserv. Os temas discutidos neste encontro foram: Uso dos Tokens, importância da atualização cadastral e ampliação de rede de serviços.
A Coordenadora geral da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado da Bahia – Planserv, Socorro Brito, iniciou relatando sobre as dificuldades em acolher as autorizações que estão fora do rol de atendimentos e que causam ao Plano de saúde déficits financeiros, a exemplo de fertilização in vitro e outros procedimentos. Socorro faz um apelo aos representantes sindicais que incentivem sua categoria quanto a importância do uso do aplicativo, principalmente na atualização de dados e realização da biometria facial.
Outro comunicado importante foi sobre a implantação do uso do Token, uma tecnologia que poderá ser utilizada caso ocorra, durante o atendimento, dificuldade no reconhecimento facial. Será gerado um código pelo aplicativo do Planserv, via SMS ou E-mail, que deverá ser informado ao prestador a fim de validar a identidade do beneficiário e autorizar o atendimento.
Durante o encontro, foi anunciada a ampliação da rede de atendimento com a abertura do novo Hospital de Brotas, antigo Hospital Evangélico, que atenderá exclusivamente servidores e servidoras públicas baianos, beneficiários do Planserv. O início dos atendimentos está previsto para o dia 20 de junho, já com 78 leitos para serviços de urgência adulto e pediátrico. Na primeira quinzena de dezembro, após ampliação, passará a funcionar plenamente com 150 leitos, além de serviços de hemodinâmica, emergência pediátrica, entre outros atendimentos. Um desejo antigo da categoria, que se concretiza.
A coordenadora Socorro, ainda anunciou o “Planserv indo até você”, um serviço itinerante, com ações que visa atender servidores e servidoras que usam o Plano de Saúde, em municípios que atualmente apresentam dificuldades de atendimento.
No dia 06/05, o Governador anunciou um aporte de R$ 26 milhões para o Planserv. Segundo Jerônimo, para “ampliar, fortalecer e garantir que o plano de saúde seja cada vez mais adequado aos servidores e seus familiares”.
Há de se ressaltar a importância do Planserv, que ainda apresenta muitos problemas relatados pelos usuários como o descredenciamento de clínicas e hospitais, recusa nos atendimentos, dificuldades para marcação de consultas, além do estabelecimento de cotas pelos prestadores de serviço. Brito reforçou a importância dos beneficiários não procurarem hospitais de alta complexidade para atendimento nos casos mais corriqueiros, procurando unidades de média e baixa complexidade, a exemplo do Hospital da Pituba que possui atendimento 24 horas, dentre outras unidades.
É primordial que haja a valorização deste plano de saúde e o SINTAJ defende esta causa.
Sindicato FORTE, Servidor RESPEITADO!
Um hospital em Brotas o Evangélico e outro de baixa complexidade na Pituba, uma vergonha o que nós queremos é ser atendido no hospital da Bahia no hospital português e no Sta Izabel como era feito antes é pôr isso que o planserv não é reconhecido como um plano de saúde. Vergonha PT vocês acabaram com um plano aonde não existe inadimplência. Tem que haver uma auditoria nesse PLANSERV. Vergonha acordem sindicatos.
Rapaz, fiquei com a sensação de que a principal preocupação do planserv é com o uso do aplicativo.
Fora isso, não entendi o objetivo e o respectivo resultado do encontro.
Quando o corpo dói, gritamos por socorro, mas a Socorro não apontou aonde podemos ir, fazendo jus a um pagamento mensal e inegociável.
Portanto...
Sinceramente, lamentável.