Para debater sobre o tema “Judiciário: passado, presente e futuro” que a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (FENAJUD), em parceria com o Sindicato dos Funcionários do Judiciário do Estado do Pará (SINDJU-PA), realizaram, nos dias 05 e 06 de abril, o III Encontro Norte e Nordeste, em Belém.
O SINTAJ esteve representado pelos coordenadores Luiz Cláudio, Adelson Costa e Paulo Fernando que participaram do debate sobre uma tecnologia que tem alcançado um grande poder, inclusive no âmbito do Poder Judiciário, que é a Inteligência Artificial (AI). Porém, foram enfatizados também que o uso sem fiscalização deste artifício, incorre em disparidades preocupantes, com vieses que atingem diretamente os servidores e servidoras.
Sendo assim, os 17 estados que estiveram presente neste encontro, acompanharam duas apresentações sobre os temas “Justiça em tempos revolucionários: a formação judiciária e a Cabanagem no Grão Pará 1823 a 1840”, ministrada pelas professoras Magda Ricci e Danielle Figueiredo Moura e “Os riscos da Desumanização do Judiciário para a sociedade”, conduzida pelo professor Sergio Amadeu.
Para o coordenador Luiz Claudio, o evento foi um sucesso e que a participação de 18 sindicatos, de 17 estados brasileiros, foi um marco para debater sobre um tema importante que e a AI. Foi um momento para desmistificar questões sobre esse tema.
Diante da relevância do assunto, segundo Luiz, que também faz parte da coordenação da FENAJUD, a Federação irá se empenhar para atuar junto aos sindicatos direcionando-os, para que procurem os Tribunais de Justiças e participem das comissões de implantação dos processos de AI, Juiz 100% on line nos TJ’s. É muito importante a presença da categoria, porque tanto a participação na implantação, quanto na continuidade do desenvolvimento desta tecnologia e sua fase de execução, permitirá o monitoramento durante todo o processo de uso, quanto do seu impacto nos ambientes de trabalho.
Reduzindo assim a possibilidade de injustiças e inclusive redução nos postos de trabalho.
Ainda durante o encontro, os sindicatos presentes, propuseram ao próximo Conselho de Representantes da FENAJUD, a instalação de comissões dos sindicatos nos tribunais onde a Inteligência Artificial seja implementada.
Sindicato FORTE, Servidor RESPEITADO!