SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

SINTAJ participa de manifestação contra a PEC do teto e retrocessos sociais

Foto: Caique Oliveira/Sintaj
Foto: Caique Oliveira/Sintaj

Nesta sexta-feira (11) o Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINTAJ) participou de mais uma manifestação contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 55, antiga PEC 241) e todos os outros retrocessos sociais que vêm sendo promovidos pelo governo federal e sua base aliada. A ação fez parte do movimento nacional Nenhum Direito a Menos, que ocorre nesta data em vários estados do país.

Foto: Caique Oliveira/Sintaj
Foto: Caique Oliveira/Sintaj

O protesto realizado na região do Shopping da Bahia, em Salvador, fechou o trânsito nas duas pistas em frente ao centro de compras, no sentido Aeroporto, das 7h da manhã até o meio dia. Sindicatos, centrais sindicais, movimentos sociais e de trabalhadores e estudantes levaram suas vozes, cartazes e faixas para dizerem não ao desmonte do serviço público representado pela PEC 55, ao fim dos benefícios sociais e ao ataque aos direitos trabalhistas e previdenciários.

“Essa luta é nacional. Nós temos que barrar o PLC 54 [antigo PLP 257] e a PEC 55. Temos que mobilizar toda a sociedade. Estudantes, trabalhadores públicos, privados […] Temos que estar unidos para barrar essa PEC, que vai trazer retrocesso durante 20 anos”, discursou o coordenador geral do SINTAJ, Antonio Jair, durante o ato.

Foto: Caique Oliveira/Sintaj
Foto: Caique Oliveira/Sintaj

Muitos motoristas dos ônibus que estavam parados devido à manifestação desceram dos veículos e se juntaram aos manifestantes prestando apoio. Os rodoviários já havia realizado uma paralisação no início da manhã como parte do mesmo movimento. A população também apoiou a causa com buzinassos e aplausos.

“A participação dos servidores está sendo ótima. Nós estamos em um movimento forte e coeso e vamos ficar aqui até que a gente consiga mobilizar mais pessoas”, afirmou Romilda Guedes, da comarca de Ipiaú.

Foto: Caique Oliveira/Sintaj
Foto: Caique Oliveira/Sintaj

“Eu sou filiado ao SINTAJ, mas antes de tudo sou estudante. Sou estudante do IFBA, que também está ocupado. Estamos aqui contra esse desmonte do serviço público, da saúde, da educação e de todos os direitos dos trabalhadores”, disse Antônio Carlos Ribeiro, lotado no Fórum Regional do Imbuí, mais conhecido como AC.

O ato ainda contou com a presença maciça dos estudantes que estão ocupando a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) também em protesto contra a PEC do teto.

 

sindicato FORTE, servidor RESPEITADO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima