SINTAJ realiza primeiro Encontro de Delegados de 2020 Foto: Caique Oliveira/Sintaj
Na manhã desta sexta-feira (6), o SINTAJ realizou o primeiro Encontro de Delegados de 2020. O evento aconteceu no auditório do Fórum Regional do Imbuí e contou com uma plenária entre os representantes do sindicato nas unidades e uma apresentação explicativa sobre a Reforma da Previdência baiana, recentemente sancionada pelo governador Rui Costa.
A coordenação do SINTAJ iniciou o encontro passando informações sobre a reunião que teve com o presidente do TJ-BA, desembargador Lourival Trindade, nesta quinta (5). Logo após, os trabalhadores e os líderes sindicais discutiram estratégias de luta e os delegados puderam tirar dúvidas e colocar questões que consideraram pertinentes.
No turno da tarde, a economista e supervisora técnica do DIEESE, Ana Georgina Dias, fez uma explanação sobre as novas regras para a aposentadoria dos trabalhadores do serviço público baiano, implantadas pela reforma proposta pelo governador Rui Costa e aprovada na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia) ainda em janeiro deste ano. A palestra foi aberta para todos os trabalhadores do Judiciário baiano.
Dias fez uma apresentação bastante didática e explicou todos os pontos que a nova lei altera, iniciando com as regras gerais mais básicas, como idade mínima e tempo de contribuição, passando por cálculo do valor do benefício e outras questões como pensão por morte e regras de transição.
Dias salientou que a reforma estadual foi bastante inspirada na reforma da previdência nacional (EC 103), que também engloba os trabalhadores da iniciativa privada, e destacou o quanto ambas prejudicam mais as mulheres do que os homens.
A supervisora técnica ainda falou sobre a reforma administrativa que está sendo gestada no governo federal e que tem como alvo os servidores públicos de todo o país. Dias destacou que é necessário desconstruir na sociedade a ideia de que todos os trabalhadores estatais recebem altíssimas remunerações. “Na cabeça das pessoas todo mundo no serviço público tem salário de auditor e de juiz”. Após a fala de Dias os participantes puderam fazer perguntas e tirar dúvidas com a palestrante.