SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

TJ-BA apresenta plano de contingência para compensar queda de arrecadação decorrente da pandemia de COVID-19

Foto: Sintaj

Representantes da coordenação do SINTAJ se reuniram, na tarde desta terça-feira (31) com o presidente do TJ-BA (Tribunal de Justiça da Bahia), desembargador Lourival Trindade. Durante o encontro, o magistrado, que participou da conversa por videoconferência por fazer parte do grupo de risco para COVID-19, apresentou o plano de contingência da Corte para lidar com a perda de receita devido ao fechamento das unidades judiciárias, em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus.

De acordo com o exposto pelo presidente, haverá uma revisão de todos os contratos do Tribunal e uma redução de 30% das verbas de custeio administrativas e das diárias. Também será suspenso o pagamento do auxílio transporte dos trabalhadores, exceto o dos oficiais de Justiça que estão cumprindo mandados de urgência. Ainda segundo Trindade, todos os outros pagamentos seguem com normalidade.

O desembargador destacou que a administração da Corte está empenhada em não mexer na folha de pessoal. Que é uma questão sensível para a gestão. No entanto, também afirmou que as medidas divulgadas estão de acordo com o atual momento e podem ser modificadas caso haja um agravamento da crise.

O SINTAJ está atento a todas as questões ligadas aos trabalhadores neste contexto e segue se comunicando com o Tribunal, pensando sugestões e soluções para evitar que as medidas de contingência impactem a renda dos servidores. Inclusive, o sindicato pede que todos os trabalhadores que tiverem sugestões de como diminuir a despesa ou aumentar a receita do TJ-BA nesta crise, e, assim desejarem, enviem a sua ideia para os e-mails institucionais dos coordenadores.

Como representantes do SINTAJ, estiveram presentes na reunião os coordenadores geral, intersindical e de comunicação da entidade, Rudival Rodrigues, Gustavo Vieira e Alberto Miranda, respectivamente. Representando o TJ-BA, além do presidente, também participaram do encontro o Secretário Geral da Presidência, Franco Bahia e outros membros da administração. A reunião contou ainda com a participação dos representantes de outras entidades representativas dos trabalhadores do TJ-BA.

4 comentários em “TJ-BA apresenta plano de contingência para compensar queda de arrecadação decorrente da pandemia de COVID-19”

  1. Temos que reinvindicar dos Tribunais do STF a combrança de impostos sobre as grandes fortunas e o repasse teal do percentual destinado ao TJ/BA, que nao tem a clareza e publicidade necesssaria

  2. Foi uma exposição responsável acerca da realidade da arrecadação do TJBA, que precisa adotar medidas com vistas a resguardar o funcionamento do tribunal e a folha de pessoal com o menor prejuízo possível. A lucidez das medidas apresentadas dispensou argumentos contrários por parte dos representantes sindicais dos servidores. E o TJBA se mostrou mais que transparente, reforçou seu compromisso de ouvir os sindicatos antes de qualquer atitude que diga respeito aos servidores da corte.

  3. Queda aonde?? so acredito com mais transparecia. De concreto temos aumentos de ICMS
    http://www.deolhonews.com.br/rui-costa-aumenta-pela-quinta-vez-o-icms-do-combustivel-so-em-2021-diz-deputado/
    Mercado um absurdo e nosso salario cada dia mais encolhido

  4. Adelheit Cedraz Zimmer

    Engraçado, observando a foto publicada, ver-se 4 pessoas em reunião, uma junto a outra, totalmente sem mascaras, onde está o cuidado nessa pandemia do Tribunal? Como está sendo monitorado o presencial?? o Presidente está salvaguardado por vídeo conferência! E quem está salvaguardando o servidor em seu trabalho presencial e do grupo de risco, com colegas que se negam a vacinar etc. e tal.....

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima