No último dia 26, a presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – TJBA, Desembargadora Cynthia Resende, prorrogou, mediante Decreto, por 90 dias, o prazo que institui o Grupo de Trabalho para a realização dos estudos destinados à elaboração de proposta do Novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos.
O primeiro decreto que instituía o Grupo de Trabalho foi publicado em julho de 2025, por conta do termo de acordo realizado entre o TJBA e as entidades sindicais para que houvesse o encerramento da greve. Segundo a cláusula quarta, que destaca a retirada do projeto PCCV, a Presidência do TJBA instituiria o Grupo de Trabalho até 31 de julho de 2025, composto por representantes da administração do TJBA, das entidades sindicais e associativas. As reuniões seriam realizadas mensalmente, com possibilidades de encontros extraordinários e a conclusão dos trabalhos no prazo de 6 meses.
No final do ano anterior, houve a eleição para a escolha de um novo presidente para o TJ baiano, que tomará posse em fevereiro de 2026. O futuro presidente, desembargador José Edivaldo Rotondano, agendou reunião com os sindicatos e associações para o dia 09 de fevereiro, às 14:30, com a finalidade de discutir a pauta da categoria e um dos pontos é o Plano de Cargos.
O PCCV é uma pauta de extrema importância para a categoria do poder judiciário baiano, portanto, é primordial que o TJBA atenda esta pauta, pois, o SINTAJ e todos os servidores e servidoras não dispersarão quanto a este assunto que precisa ser tão logo resolvido.






