SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

20 DE NOVEMBRO: MAIS UM DIA DE LUTA, DE JUSTIÇA E DE CONSCIÊNCIA NEGRA

No Brasil, evidenciam-se diferentes formas de preconceitos que excluem do processo de socialização grupos que têm seus valores reduzidos, como no caso dos negros que ainda sofrem com o racismo, que por mais de três séculos foram escravizados e vivem todos os dias as consequências deixadas pelas mazelas desse período.

Para enfatizar a importância da luta contra a discriminação racial, a desigualdade social e ressaltar o prestígio histórico e cultural, é que foi instituída a data de 20 novembro como o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, oficializado pela Lei nº 12.519, de 2011.

A importância dessa data para a comunidade negra é para inspirar a favor da luta do povo negro, que todos os dias ainda enfrenta o racismo estruturado na sociedade que insiste em oprimir, limitar e até manter sobre condições análogas à escravidão pessoas pretas, isso quando as ações dessa sociedade não lhe tiram a vida.

Refletir quanto as formas de combater o racismo, suas consequências, sobre a importância de estabelecer o respeito e a igualdade de direitos e reconhecer histórica e culturalmente o quanto a população negra sempre contribuiu para a formação desse país, são atitudes que devem ser ações praticadas e reverberadas constantemente. Portanto, são muitos os desafios. Contudo, consciência negra é para todos os dias e como disse Angela Davis:

“Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista”.

O SINTAJ é contra toda e qualquer forma de preconceito.

Sindicato FORTE, Servidor, RESPEITADO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima