SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

CONSTRUÇÃO, DELIBERAÇÃO E FORMAÇÃO, SINTAJ REALIZA AÇÕES DURANTE TRÊS DIAS E ENCERRA ATIVIDADES TRATANDO SOBRE TEMA “SAÚDE NÃO É SÓ AUSÊNCIA DE DOENÇA”

O SINTAJ realizou durante 03 (três) dias ações para definições, deliberações e formação. Iniciado na última quinta-feira (15), a Comissão do Regimento Interno do Conselho de Delegados se reuniu para definir o texto final do regimento. Os pontos foram debatidos minunciosamente, permitindo a elaboração de um texto construído democraticamente.

No segundo momento, que foi realizado ontem (16), aconteceu o primeiro dia do Encontro de Delegados de 2024, onde foi realizada a apreciação e aprovação do texto final do regimento do Conselho de Delegados e Delegadas e apresentado e aprovado também o plano de ação que começará a ser executado a partir de segunda – feira (19).

Hoje (17), foi o dia dos delegados e delegadas participarem de uma manhã de formação. “Saúde não é só ausência de doença: o judiciário e a responsabilidade do bem-estar físico, mental e social da categoria”, foi tema debatido neste encontro para dialogar que o judiciário precisa reconhecer a necessidade de cuidar e garantir a saúde da categoria do Poder Judiciário, em seus diferentes contextos.
Quem ministrou a aula foi a psicóloga Diamile Santos, que com um amplo currículo de conhecimento na área, sensibilizou e permitiu que os delegados e delegadas retratassem todas as dificuldades que vivem no seu dia de trabalho, as ofensas que precisam escutar, as pressões sobre suas atividades, culminando no processo de adoecimento não só mental, mas físico e social.

Todas as falas enfatizam a necessidade de um judiciário mais participante e preocupado com seus servidores e servidoras que fazem funcionar o mecanismo da instituição. Uma preocupação que precisa ser problematizada por um judiciário baiano que negligencia a realidade decorrente de uma categoria que, muitas vezes, é silenciada por permanecer adoecida, diante da falta de empatia de um organismo público que tem como base a luta pela justiça.

Diamile ressaltou a problemática vivida pela categoria quanto ao teletrabalho e suas constantes instabilidades que afetam ainda de maneira negativa o exercício de servidores e servidoras. Enfatizou a importância de reconhecer que “saúde não é só ausência de doença”, que as demandas são diferentes e que é preciso ter um olhar para si, buscando reconhecer e cuidar, a partir da prevenção e tratamento de doenças com um profissional em saúde mental, visando a promoção do bem-estar social e emocional.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), definiu que “saúde é um estado de bem-estar físico, mental e social completo e não meramente a ausência de doença ou doenças”. Deve existir no judiciário baiano uma preocupação e prioridade em garantir cuidados com a categoria que presta serviço público para garantir o direito, trabalha para sobreviver e suporta as adversidades, provocações e excessos para cumprirem suas obrigações e responsabilidades.

Por fim, a Coordenação Executiva designou Assembleia Geral para o dia 09 de março de 2024, às 09 hs, em primeira chamada e 09:30 hs em segunda chamada. A sessão será no formato híbrido.

Sindicato FORTE, Servidor RESPEITADO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima