SINTAJ

EM PARTICIPAÇÃO DA EDIÇÃO TJBA MAIS PERTO, SINTAJ SOLICITA PROVIDÊNCIAS, REFORÇA CONVOCAÇÃO E PARABENIZA INAUGURAÇÃO DE FÓRUM.

Sobrecarga de trabalho relacionada a atendimentos deliberados e PCCV foram pontos importantes tratados pelos SINTAJ.

Ontem (11), o SINTAJ participou mais uma vez da edição TJBA Mais Perto, realizada na Comarca de Alagoinhas. A presidente do TJ se propôs a ouvir as demandas relativas à Comarca, permitindo a manifestação da categoria e seus representantes sindicais.

Oportunamente, o SINTAJ, representado pelo seu coordenador geral Antonio Jair, solicitou do TJBA providências com relação a dificuldades no atendimento ao público, mais especificamente quanto a muitos(as) advogados(as). Isto porque, durante a pandemia, os(as) servidores(as), além de trabalharem por meio de canais de atendimento como telefones e modo presencial, tiveram somados às suas demandas o telepresencial e o e-mail.

Após o período pandêmico, as plataformas de atendimento permaneceram. Sobrecarregando os(as) servidores(as), principalmente quanto aos(as) advogados(as), que em sua maioria, costumam utilizar todos os canais simultaneamente. Essa ação impõe uma carga excessiva que atrapalha o desenvolvimento dos trabalhos e o cumprimento das metas de produtividade.

Diante desta realidade, o SINTAJ solicitou que o TJBA, que cobra produção dos(as) servidores(as), oriente a Ordem dos Advogados da Bahia – OAB, a disciplinar os(as) advogados(as) quanto ao uso deliberado das plataformas de atendimento.

Outra questão demasiadamente importante foi quanto ao Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV). O Coordenador Geral do SINTAJ reforçou que não é o “plano dos sonhos” da categoria do Poder Judiciário e que tem muitos pontos a serem melhorados. Porém, é o que tem agora, sendo preciso lutar pela sua aprovação. Diante da necessidade de atender dignamente a categoria do Poder Judiciário, as entidades e o TJBA precisam dialogar a fim de melhorar o Plano de Cargos.

O Coordenador Geral do SINTAJ lembra que o ponto positivo do PCCV é que sua aprovação irá proporcionar uma correção histórica, relacionada à falta de reposição inflacionária imposta pelo Governo do Estado baiano, que tem se comportado como um verdadeiro adversário do serviço público e dos(as) servidores(as). Além da relativa melhora que vai trazer, irá diminuir a distância salarial entre técnicos e analistas. 

Na oportunidade, o SINTAJ conclamou que a categoria atenda às convocações, tendo em vista que este é o principal instrumento de mobilização para as conquistas.

O delegado do SINTAJ, Manuel Leopoldo, da 1ª Vara dos Sistemas do Juizado de Alagoinhas, fez um apelo à presidente para haver a instalação da 2ª Vara do Juizado, tendo em vista que, quanto a esse pedido, já houve um opinativo contrário e com indeferimento da Comissão de Reforma da Lei de Organização Judiciária (LOJ).

Jair aproveitou o momento e conversou com os servidores e servidoras, esclarecendo dúvidas e mostrando a importância de estar filiado, tanto no aspecto político, quanto principalmente nos movimentos de luta e conquista de direitos. Convidando-os a fazer parte da entidade sindical, reforçando que sindicato forte é servidor respeitado!

A ação foi marcada também pela inauguração do Fórum Desembargador Ezequiel Pondé com suas novas instalações. O SINTAJ, parabenizou a boa iniciativa, ressaltando que o novo ambiente proporcionará mais conforto e qualidade para os trabalhadores deste local. E reforça que outras melhorias sejam realizadas em outras comarcas.

4 comentários em “EM PARTICIPAÇÃO DA EDIÇÃO TJBA MAIS PERTO, SINTAJ SOLICITA PROVIDÊNCIAS, REFORÇA CONVOCAÇÃO E PARABENIZA INAUGURAÇÃO DE FÓRUM.”

  1. Bom Dia
    Sou aposentada do TJ/Ba, Comarca de Salvador. Viúva com.um filho fora do mercado de trabalho, fazendo bico pra pagar pensão e dar o que puder sos filhos já que a genitora não quer trabalhar, pago planserv para ambos dou vestimentas, mochilas, calças, tênis e material escolar como caderno etc. Me encontro super endividada do salário Bruto de $7.557,00 o que me sobra líquido é apenas $2.560 e ainda tenho um empréstimo pessoal na conta corrente no valor de $1.011,00 então o que me sobra é $1.500,00, para todas as despesas. Fiz tratamento psiquiatrico desde o ano 2000 na Clínica CONSULMED, aonde um psiquiatra passou uma medicação que eu entrei numa depressão que fiquei dentro de casa sem querer ver ninguém por 01 ano apenas com meu filho cuidando de mim e uma diarista (eu ainda podia) pagar, agora nem para uma faxinas eu tenho condições e me encontro com 72 anos me vendo toda endividada sem poder passear com meus netos há estou acordando chorando pois preferiria não acordar. A Presidente atual prometeu a nos dar o PCCV em Dezembro, mas passou para o mês de Janeiro porque iríamos receber o 13o. Agora o Presidente que os Nordestinos escolheram está fazendo BARGANHA e provavelmente só teremos reajuste ou seja mais o que for em maio. E tudo subindo. O salário dos Políticos já foram dados.
    Eu saí do SINPOJUD pq ficam se humilhando, ninguém tem até de humilhar por direitos adquiridos que não nos foram dados.
    Parabéns SINTAJ VCS SÃO 10.
    MÁRCIA GRECO

  2. Perfeita colocação sobre a questão do atendimento ao público. Poderia o balcão virtual pelo menos funcionar em horário reduzido, já que o atendimento presencial voltou ao normal, após a pandemia, não havendo tanta necessidade de ficar ligado o dia inteiro, sobrecarregando à unidade e os funcionários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima