SINTAJ

NOTÍCIAS

Home / Notícias

Mesmo com pandemia, Rui decide acabar com abono permanência de servidores; Projeto pode ser votado neste sábado

Nesta quinta-feira (7), em entrevista coletiva concedida à imprensa baiana, o governador Rui Costa (PT) descreveu como assustadora a “falta de empatia” e de “sensibilidade com a vida humana” do presidente Jair Bolsonaro, ao comentar a postura do chefe do Executivo nacional diante do combate à pandemia de Covid-19. No entanto, para quem cobra sensibilidade com tanta ênfase, Rui está deixando a desejar.

O governador está próximo de acabar com mais um direito dos trabalhadores do setor público baiano. Neste sábado (9) o projeto do governo que acaba com o abono permanência dos servidores voltará à pauta da Alba (Assembleia Legislativa da Bahia), em sessão extraordinária convocada pelo presidente da Casa, Nelson Leal.

O Projeto de Lei 23.780/2020 foi enviado por Rui para a Alba em março deste ano, com pedido de tramitação em regime de urgência. O abono permanência é um benefício concedido para aqueles servidores que já têm condições de se aposentar, mas não o fazem e por isso recebem um adicional ao salário.

Ao contrário do que Rui quer fazer parecer, a permanência dos trabalhadores na ativa mesmo podendo se aposentar não beneficia apenas o servidor, mas toda a população baiana, já que a defasagem no número desses profissionais é enorme em todo o estado. Concurso é coisa cada vez mais rara e os que são realizados não dão conta de efetivamente acabar com a falta de trabalhadores. O governador vem agindo, ao longo dos seus dois mandatos, como se os servidores fossem inimigos. Os “parasitas” que o ministro da economia Paulo Guedes descreveu.

Esse projeto é apenas mais um exemplo da falta de sensibilidade do governador para com aqueles que mantém de pé a estrutura do estado que ele governa. Ele decidiu acabar com um benefício que muitos já tinham a expectativa de poder usufruir sem nenhum diálogo com os trabalhadores e sem nenhuma concessão.

Esse é o pior momento para Rui acabar com o abono. O governador deveria desistir da aprovação dessa regra, já que o serviço público é o que mais está e será sobrecarregado com as demandas resultantes das crises de saúde pública, social e financeira causadas pelo espalhamento do coronavírus e, portanto, precisará mais do que nunca de mão de obra qualificada e com experiência atuando na linha de frente. Mas sensibilidade só é bom para cobrar dos outros.

1 comentário em “Mesmo com pandemia, Rui decide acabar com abono permanência de servidores; Projeto pode ser votado neste sábado”

  1. Esse governador é um verdadeiro traidor do funcionalismo público estadual. Além de não conceder reajuste há um longo período, ainda sacrifica os nossos experientes servidores... Um lástima, tomara que ele saia logo do governo. Vai urubu e carrega sua sanha...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima